Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Sentindo que sua horta caseira precisa de cuidado por aí? Veja dicas para manter suas plantinhas protegidas nos dias frios
No inverno, os cuidados com a horta caseira devem ser redobrados - Shutterstock

Comportamento

Horta caseira: especialista dá dicas de como cuidar no inverno

Sentindo que sua horta caseira precisa de cuidado por aí? Veja dicas para manter suas plantinhas protegidas nos dias frios

[PAGE TITLE]

Quem ama jardinagem sabe que as plantas precisam de cuidados durante todo o ano. No entanto, essa atenção deve ser ainda mais especial no período do inverno, principalmente com as hortas caseiras. Afinal, as baixas temperaturas podem prejudicar o cultivo de algumas espécies e nós não queremos isso, certo? 

Então, para garantir que sua horta esteja pronta para suportar as possíveis frentes frias, assim como a incidência de pragas e doenças, o engenheiro-agrônomo, Valter Casarin, separou 4 dicas para você proteger suas plantinhas no inverno. Borá, lá?

1. Limpe e adube a horta

O preparo do canteiro é importante para o sucesso da horta. Portanto, para uma limpeza adequada, o especialista recomenda ter o cuidado de arrancar as plantas daninhas, eliminar todas as plantas mortas e remover todos os produtos danificados que possam, posteriormente, abrigar doenças que danificariam o plantio de novas mudas. 

Alimentar o solo é outra etapa importante do cuidado com as plantas. Em horta caseira é mais indicado o uso de adubo orgânico. Além disso, a terra precisa ser cavada antes de receber o adubo. Essa etapa, segundo o agrônomo, renova o solo e o torna apto para novas mudas e sementes, garantindo boas colheitas no início do verão.

2. Tenha cuidado com a rega

No inverno, os dias são mais curtos e a incidência dos raios solares é menor. Isso faz com que as plantas precisem de menos regas. Portanto, a recomendação é diminuir a oferta de água durante o período, mas sem deixar o solo muito úmido para não colaborar com a proliferação de fungos e doenças. 

Cuidados com a horta caseira no inverno
O inverno exige cuidados com o solo, irrigação e iluminação - Shutterstock

 

3. Cultive plantas resistentes ao frio

O Brasil é um país com grande diversidade de clima durante o inverno em suas diferentes regiões. Assim, nesse período, é possível semear algumas hortícolas, como rúcula, chicória, cenoura, agrião, brócolis, repolho, almeirão, entre muitas outras, além de salsinha, cebolinha e manjericão.

4. Proteja seu cultivo do frio

Se você não pretende plantar ou semear variedades resistentes às baixas temperaturas, terá que proteger adequadamente as culturas já existentes na sua horta caseira. Neste caso, é possível usar uma cobertura para isolar as raízes das plantas do frio, que pode ser feita com folhas mortas ou esterco, dependendo do material que você tiver em casa.

Outro caminho possível é investir em uma horta interna, o que permite tomar menos precauções para que as plantações sobrevivam ao frio e ao mau tempo. Porém, existem alguns fatores que precisam ser considerados como a necessidade de luz natural. 

De fato, tanto no outono quanto no inverno, os dias ficam mais curtos e a intensidade do sol diminui, entretanto, a maioria das plantas requer exposição regular à luz do dia. Por isso, fique atenta às exigências das espécies que você tem na sua hortinha. 

Criando uma horta caseira:

Agora se você quer dar início a uma horta em casa do zero, saiba que é possível criar uma com poucos materiais. Você pode optar pelo plantio de frutas e hortaliças diretamente em um vaso — algo que colabora para germinar sementes — pois exigem pouca luz e crescem muito bem no inverno.

Outra opção é o plantio na varanda, sacada ou no peitoril da janela [usando uma caixa ou jardineira de janela], o que permite expor as plantas à luz. Para culturas de ciclos mais curtos, essa é uma forma de colher alimento algumas semanas após o plantio. 

Fonte: Valter Casarin, engenheiro-agrônomo e coordenador científico do Instituto Nutrientes para a Vida.

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Moda

Cheio de sensualidade, o cut-out deu suas caras no verão de 2022 e promete se tornar um grande sucesso na próxima temporada

Beleza

Depois de conhecer os benefícios dos óleos, esses produtos serão seus queridinhos nos cuidados corporais e até faciais

Casa & Decor

Saiba quais são os primeiros móveis e objetos que você precisa comprar quando estiver de mudança

Casa & Decor

O espelho da sua casa manchou, e agora? Veja como limpar esse objeto e deixá-lo novinho em folha

Moda

Separamos looks que são transformados pelo uso de uma terceira peça para te ensinar (e inspirar!) a usar essa tendência

Entretenimento

A Balenciaga, que é uma grife espanhola, já é conhecida por criar polêmica fashion; veja reação do público após “trash pouch” viralizar

Saúde

Cirurgião plástico dá detalhes sobre o explante de silicone; entenda as causas e como é feito o procedimento que virou tendência nas clínicas de estética

Comportamento

Psicanalista comenta sobre o hábito de falar sozinho e pede atenção à frequência em que isso ocorre para entender se é normal