Dicas e truques de como usar a panela de pressão sem medo

Com segurança, esse utensílio vai facilitar muito as refeições do seu dia a dia

como usar panela de pressão
Foto: Shutterstock

A panela de pressão é um utensílio indispensável na cozinha, pois ajuda a acelerar o tempo de cozimento de diversos alimentos, facilitando o dia a dia e agilizando as refeições. Se você mora sozinho e quer fazer um feijão bem gostoso, saiba que aprender como usar a panela de pressão é quase indispensável. Por isso, separamos  algumas dicas e truques para manuseá-la de forma eficiente com rapidez e segurança. Confira!

Saiba como usar a panela de pressão com segurança!

1- A panela de pressão serve para acelerar o cozimento dos alimentos mais duros, como feijão e grão-de-bico, legumes ou alguns tipos de carnes, por exemplo. No caso dos grãos, é indicado deixar de molho em água por algumas horas antes de cozinhar para diminuir ainda mais o tempo de cozimento.

2- Existem de panela de pressão disponíveis no mercado. Para maior segurança, leia atentamente o manual de instruções antes de utilizar a sua.

3- A quantidade ideal de água para o cozimento é de, no mínimo, 250ml, cerca de 1 xícara (chá), mas varia de acordo com o tipo de alimento. Respeite sempre o que pede na receita e nunca cozinhe com a panela sem líquido, pois há risco de explosão. Coloque os ingredientes na panela, cubra com a quantidade de água indicada na receita, mas certifique-se de que sobrou um espaço vazio entre a água e a tampa. A panela não pode estar cheia, pois há risco do alimento entupir a válvula de saída do vapor. Alguns modelos possuem uma marca no interior indicando até que ponto você pode preenchê-la.

4- Confira o posicionamento da válvula e da borracha de vedação. Verifique se a panela está bem fechada antes de levá-la ao fogo, senão não vai pegar pressão. E lembre-se: troque a borracha da tampa a cada três meses. Com o uso rotineiro, ela perde a elasticidade e a vedação fica comprometida.

5- Respeite o tempo de cozimento de cada receita, pois esse processo em panela de pressão é muito mais rápido do que em panelas convencionais. Deixar a panela no fogo por alguns minutos a mais, além de ser perigoso – pode causar explosões –, também atrapalha no resultado da receita, pois pode queimar o alimento.

6- O tempo de cozimento deve ser contado a partir do início da pressão, quando a válvula da panela começar a fazer um chiado característico e liberar vapor. A partir desse momento, abaixe o fogo e conte o tempo de cozimento que pede na receita. Preste atenção ao chiado: se ele parar de repente, desligue, espere esfriar, abra a panela e verifique se há algo errado.

7- A panela só deve ser aberta depois de fria, quando não houver mais pressão interna. Não é seguro colocá-la sob água fria para acelerar esse processo. O ideal é esperar que a pressão saia naturalmente e, só então, abrir a panela.

8- É importante fazer uma boa limpeza da panela. A tampa e a borracha devem ser lavadas separadamente. O pino também precisa ser retirado e limpo.

Leia também: