10 benefícios do Bepantol® para o corpo que você precisa conhecer

Sua composição possui vários outros benefícios para o corpo, podendo ser usada por todas as idades

como usar bepantol
Foto: Shutterstock

Originalmente produzido como uma pomada para auxiliar na prevenção de assaduras, não demorou para que se descobrissem outras formas de como usar Bepantol no dia a dia. Graças a sua composição versátil, deixou de ser destinado ao público infantil e ganhou espaço nas rotinas de cuidados da pele de muitas mulheres.

“Embora sua principal recomendação seja para prevenir as assaduras da pele dos bebês, pode trazer benefícios como hidratar e regenerar a cútis e os cabelos”, afirma a dermatologista Michele Haikal, formada em Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Tendo como principal componente o dexpantenol (ou Pró-Vitamina B5), o produto se tornou uma solução certeira para hidratar o corpo, sendo que muitos profissionais e influenciadores os recomendam, seja puro ou em receitinhas para potencializar o efeito.

Saiba como usar Bepantol para outros cuidados

Hidrata a pele

Uma das principais funções do Bepantol é cuidar da epiderme. “Ajuda a reter a água da pele e cabelo, deixando-os mais hidratados e auxiliando na regeneração”, explica a dermatologista. E não há restrições quanto ao tipo de cútis: a única contraindicação é para as pessoas que são alérgicas aos componentes do produto.

Melhora o aspecto do cabelo 

Além de deixar a pele mais bonita, o Bepantol também melhora o aspecto do cabelo, tanto que é frequentemente utilizado e recomendado em receitas para potencializar a hidratação dos fios. Sua composição é capaz de recuperar até cabelos mais secos, já que penetra mais profundamente nas fibras capilares, enquanto alguns outros produtos o fazem superficialmente.

Não possui restrições de idade

A solução pode ser usada por pessoas de qualquer idade, desde bebês até adolescentes, adultos e idosos. “Além dos benefícios de como usar Bepantol no cabelo e pele, a pomada também pode ser aplicada nos lábios, cutículas das unhas, pés, mãos e cotovelos”, ressalta Michele.

Pode ser manipulado

Uma alternativa mais barata e tão eficiente quanto o Bepantol é sua fórmula manipulada, que pode ser produzida na quantidade que você deseja e, dependendo do estabelecimento, em formas diferentes. Para adquiri-la, basta ir até uma farmácia e pedir pelo dexpantenol manipulado.

Gestantes podem usar

Assim como não há restrições de idade ou tipo de pele no uso do Bepantol, gestantes também podem tirar proveito dos benefícios do produto sem restrições – com excessão para os casos de alergia.

Previne estrias

Outra recomendação de uso do Bepantol é na prevenção de estrias. Isso porque sua composição contém glicerina e centella asiática, dois ativos hidratantes que evitam o aparecimento daquelas marquinhas que tanto incomodam na pele.

Evita o ressecamento

Quem sofre com a pele ressecada – seja nos lábios, cotovelos, joelhos ou pés – ou tem unhas descamadas pode usar o produto para tratar as áreas afetadas. “Nos pés, por exemplo, é possível aplicar a substância e cobrir com filme plástico para potencializar o efeito hidratante”, afirma Michele Haikal.

Tem poder cicatrizante

Quem possui alguma cicatriz recente de cirurgia, tatuagem, cortes leves ou até mesmo queimaduras pode contar com o Bepantol para acelerar a cicatrização da área.

Indicado para clareamento

Para quem tem olheiras, axila ou virilha com marcas escuras, o produto também pode servir como auxílio no clareamento de manchas na pele. Para amenizar manchas das axilas, por exemplo, você pode misturar Bepantol no seu desodorante e usá-lo como de costume.

Hidrata as sobrancelhas

De acordo com a dermatologista Michele Haikal, a pomada também é uma ótima opção para hidratar as sobrancelhas, principalmente após fazer o processos estéticos. “O Bepantol também traz benefícios para quem deseja cuidar dessa pequena região acima dos olhos, já que conserva a cor e prolonga o tratamento estético da micropigmentação“, ressalta.

Leia também: