Truques simples e caseiros para umedecer qualquer bolo

Aprenda a usar de forma correta as caldas para deixar sua massa mais molhadinha, seja na fôrma, recheado ou embrulhado

como umedecer bolo
Foto: Shutterstock

Na hora de preparar uma sobremesa, vale tirar do caderno de receitas algumas dicas de família que são verdadeiras preciosidades. Como umedecer o bolo, por exemplo, é um daqueles truques que todo mundo adoraria conhecer, mas são poucos os que tem essa aptidão e prática.

Afinal, é comum nos decepcionarmos com aqueles doces que tinham tudo para ficar molhadinhos, mas acabam secos e duros. E, antes que isso te desanime na cozinha, esses pequenos probleminhas acontecem até com quem já é profissional em confeitaria.

O segredo para trazer leveza, maciez e sabor ao seu bolo está na calda que irá umedecer a massa. No entanto, cada tipo de passo a passo requer uma procedimento diferente para garantir o sucesso final. Ficou com água na boca e quer testar algumas ideias? Então, vem cá que te revelamos alguns segredos deliciosos!

Prepare receitas saborosas aprendendo como umedecer bolo

Condensado

Caso a receita já peça para que você bata de princípio a manteiga com o açúcar, formando assim um creme homogêneo, o resultado final, com certeza, será uma massa bem molhada. Isso porque esse simples passo faz toda a diferença no processo de aeração da gordura – isto é, colocar ar na mistura do ingredientes, trazendo maciez e leveza. Só não se esqueça de sempre manter cada componente na temperatura ambiente.

Temperatura

Muitas vezes jogamos a culpa na receita quando, na verdade, é o nosso forno o real empecilho. Dependendo da temperatura que estiver ou a sua potência, o bolo pode sair bem seco. Um truque bem simples é, após 30 minutos de cozimento, espetar um palito de dente no bolo. Caso ele saia limpo, o doce pode ser retirado, pois já está pronto. Se não, deixe-o por mais tempo.

Untar

Embora seja uma prática comum, untar as laterais da sua fôrma pode prejudicar a umidade do bolo, diminuindo-a ao longo do processo. Para evitar esse problema, unte apenas o fundo do recipiente com margarina, manteiga ou papel-manteiga. Na hora de desenformar, não se preocupe, apenas tenha o auxílio de uma faca, passando-a levemente para soltá-lo.

Para bolos recheados

Após desenformar, corte o bolo ao meio no sentido horizontal, umedeça com parte da calda, espalhe o recheio e cubra com a outra metade da massa. Regue com o restante da calda e com a cobertura, se tiver.

Receitas simples de calda

Calda de chocolate

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Na leiteira, coloque todos os ingredientes e, quando ferver, desligue o fogo. Aí é só esperar esfriar para regar o bolo com ela.

Calda de coco

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite
  • 1 xícara (chá) de coco ralado

Modo de preparo:

Em uma panela em fogo baixo, coloque os ingredientes e, assim que ferver, deixe por 1 minuto no fogo e desligue. Em seguida, transfira para um recipiente e espere esfriar para regar o bolo com ela.

Calda de licor

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de licor de sua preferência
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 1/3 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Coloque a água e o açúcar na panela em fogo baixo. Quando ferver, desligue o fogo e despeje a calda em um pote de vidro. Assim que esfriar, adicione o licor, misture e leve à geladeira para esfriar por completo.

O toque final de um bolo molhadinho

  • Para o bolo que usa uma calda mais cremosa, faça furos na massa com um garfo antes de regá-lo. Isso ajuda em uma penetração melhor do molho;
  • Se desejar, ao invés de regar o bolo com uma colher, utilize um recipiente como uma jarra para espalhar a calda de maneira mais rápida e uniforme;
  • Para regar a massa do seu bolo você pode usar vários tipos de caldas como refrigerante de guaraná, um pouco de leite adoçado, calda de frutas como pêssego, cereja ou abacaxi, licores ou ferver um pouco de água com açúcar até engrossar levemente.

Leia também: