7 erros que você não pode cometer durante o home office

Atualize o seu perfil profissional e aprenda alguns pontos essenciais de comportamento

como trabalhar em casa
Foto: Shutterstock

Embora pareça uma tarefa fácil, saber como trabalhar em casa de forma produtiva e concentrada pode ser uma grande missão diária. Isso porque o profissional fica exposto a diversos estímulos mais atrativos ou distrações corriqueiras, que fogem do seu controle.

Saber como agir diante da aparente liberdade que o trabalho remoto proporciona é uma das principais qualidades e aspectos que um profissional atualizado precisa ter. Estudos da FGV demonstram que o home office deve se tornar uma prática mais habitual, crescendo em 30% no próximos anos.

Por isso que, ter em mente algumas dicas de comportamento para esse novo cenário, pode ajudar em um desenvolvimento profissional mais avançado. Confira, a seguir, alguns dos erros mais comuns e fuja de qualquer desordem que possa prejudicar sua função.

Não se descuide! Melhore a sua forma de como trabalhar em casa

Uso do computador da empresa por filhos

No momento em que os filhos deixam de frequentar as aulas regulares, muitos pais se veem com a tarefa de proporcionar atividades a eles e isso pode incluir oferecer o computador para que vejam filmes e se distraiam ou ainda para que tenham aulas online.

Para Luciana Santos, coordenadora de seleção, “muitos se esquecem que as empresas têm acesso às atividades realizadas em seus computadores, cedidos para o trabalho remoto, e algumas podem vir a estudar soluções junto ao RH ou ao jurídico para informar o colaborador sobre este monitoramento ou até mesmo criar advertências, até pelo cuidado do equipamento que é patrimônio da empresa e há valor agregado”.

Por isso, ela aconselha os pais com filhos em casa que forneçam outras atividades ou outro dispositivo a fim de evitar qualquer conflito. Uma boa dica é criar uma rotina de estudos e, nas horas vagas, incentivar exercícios mais lúdicos.

Trabalhar de pijama

Sem a necessidade de trabalhar fora, seguir com as atividades corporativas vestindo pijama ou roupas mais informais, parece tentador. Mas não se preocupar com a etiqueta corporativa pode gerar uma interpretação equivocada ao se expor em videochamadas com colegas, superiores ou clientes.

“Todos sabem que o trabalho está sendo realizado de casa, mas demonstrar descuido pode passar a percepção de preguiça, desânimo ou até mesmo descaso, em reuniões, à distância”, diz Luciana, que acrescenta que também é importante ficar atento ao ambiente que será mostrado na câmera. O ideal é apresentar um “cenário” organizado e ter cuidado com os barulhos, na medida do possível.

Outras atividades em horário de trabalho

Um dos grandes desafios de como trabalhar em casa é a disciplina. Muitos se sentem desmotivados por estarem sozinhos e procuram formas de distração, como filmes ou redes sociais. Larissa Gonçalves, também coordenadora de seleção, alerta que isso pode colocar até mesmo o emprego em risco, uma vez que o profissional torna-se improdutivo.

“Mesmo que o colaborador não use o computador da empresa que pode monitorar o login e o logout, por exemplo, o dia a dia vai demonstrar que as entregas não foram realizadas”. Ela também aconselha a fazer o trabalho no horário normal de expediente, tanto para manter a troca com a equipe da forma habitual, quanto pela saúde do próprio profissional: “postergar atividades e se ver obrigado a trabalhar de madrugada só vai adicionar ansiedade à rotina que já está alterada”.

Ilustração de home office

Ilustração: videodesign

Falta de estrutura

Estar em home office é um novo modelo adotado por muitas empresas, já que os funcionários podem realizar as mesmas tarefas com o uso do computador, telefone e dispositivos que a grande maioria já possui hoje. “Mas, e se eu não tiver?”, alguns podem se questionar.

Neste caso, segundo Larissa, é necessário comunicar os superiores diretos para identificar qual solução pode ser adotada para sanar a falta de um notebook ou de uma rede de internet adequada. Lembre-se: é dever da empresa dar os meios necessários para a realização de um trabalho completo.

Desorganização

“Trabalhar de casa não significa não ter planejamento”, explica a Larissa. Ela pontua que claramente há vantagens, como não ter de pegar trânsito para ida e para a saída, o que otimiza o tempo do colaborador, mas isto não quer dizer que o cotidiano não tenha de ter uma agenda, afinal, os compromissos têm de continuar a ser cumpridos.

Além da organização do tempo, a disposição dos documentos também é algo a que vale se atentar para facilitar a vida de todos os envolvidos. Assim, é importante conferir, ao final do dia, se os novos materiais estão disponíveis na nuvem ou sistema utilizado por sua empresa para os demais colegas.

Conflito entre vida pessoal e profissional

Cachorro latindo, filhos chamando, vizinhos gritando, são algumas situações que não só desconcentram o profissional, mas também podem ser mal vistas durante uma call ou videoconferência. “Claro que há situações que são inevitáveis no home office, como uma reforma do vizinho de cima, que é algo que no período de quarentena não deve ser comum”, diz Luciana.

Ficar incomunicável

Uma vez que a presença física não é possível, neste momento, ficar incomunicável sem uma boa razão é uma das atitudes mais antiprofissionais que se pode ter, além de ir a todos os princípios de como trabalhar em casa. “O colaborador pode ter sua hora de almoço e algumas pausas durante o dia, como acontece no ambiente do escritório, mas passar muitas horas sem responder a e-mails ou WhatsApp é prejudicial a ele e à equipe”, ressalta Luciana

Leia também: