Aprenda como tirar bolor e mau cheiro de roupas com dicas práticas

Siga o passo a passo para evitar o surgimento de mofo e odores fortes nas suas peças guardadas

como tirar bolor de roupa
Foto: Shutterstock

Embora tenhamos todos os cuidados com a higiene e conservação das nossas vestimentas, é muito comum que, ao passar do tempo, surjam pequenas manchas de mofo ou mau cheiro por estarem guardadas. Nessas horas, saber como tirar bolor de roupa é essencial, principalmente quando se conhece técnicas caseiras de fácil remoção.

De acordo com a personal organizer Gabrielle Moura, para solucionar esses pequenos problemas não é necessário gastar com produtos caros. “Com ingredientes simples, você pode reter a úmida e evitar a proliferação de traças, mantendo a peça intacta por mais tempo”, explica.

Saiba como tirar bolor de roupa facilmente

Pendure a roupa no sol

A primeira coisa a se fazer quando for necessário remover o bolor é pendurar a roupa no sol. O calor é uma das principais formas de acabar com os fungos que causam o mofo. Além disso, escovar as peças antes de lavá-las pode ajudar muito a acabar com o problema.

Aplicando vinagre branco

Ele é um dos melhores produtos para o problema, pois o risco de manchar a peça é menor. Para usar, dilua o produto em água, aplique nas manchas e esfregue com uma escovinha. Outra possibilidade é misturar um copo de vinagre branco em um balde de água e deixar a peça de molho. Depois, é só lavar na máquina normalmente.

Saiba mais: 11 maneiras incríveis de usar o vinagre na limpeza de sua casa

Usando água sanitária

O produto é capaz de tirar até as manchas de bolor mais difíceis, mas preciso tomar cuidado para não desbotar a peça. Por isso, sempre faça uma mistura com água e, se possível, aplique apenas na região que foi afetada, esfregando levemente para uma ação rápida.

Água quente

Outra dica de como tirar bolor de roupa é lavar, manualmente, a peça com água quente, esfregando com sabão o local. Depois, passe a peça pela água gelada e deixe secar no sol.

Tirando o mau cheiro

É comum as roupas com mofo ficarem com cheiro de umidade. Para acabar com isso, deixe a peça de molho em um preparo de água com canela em pó ou com cravo-da-índia. Outra opção é, na pré-lavagem, com a vestimenta ainda seca, passe a mistura de bicarbonato e um suco de limão por toda a região. Esfregue e deixe agir por 15 minutos. Dê preferência para um caldo mais transparente da fruta, se for muito verde, pode manchar o tecido. Na máquina de lavar, você também pode colocar meio copo de vinagre de álcool branco, para neutralizar o forte odor.

Saiba mais: Como usar o bicarbonato de sódio para faxina, beleza e culinária

Em caso de roupas brancas

Faça sempre uma pré-lavagem com sabão de coco, enxágue e depois utilize uma solução de álcool com bicarbonato de sódio. Use uma escova para aplicar a solução e depois enxágue com água novamente.

Amarelou?

Ferva água (o suficiente para cobrir a peça desejada) em uma panela e acrescente 70ml de sabão líquido e 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Coloque a roupa dentro da solução e deixe-a de molho por volta de seis horas. Após esse período, esfregue e bote-a para lavar no ciclo médio da máquina. Caso prefira, esfregue-a bem com as mãos.

Dentro do armário

Para evitar que a umidade volte a afetar suas roupas, coloque dentro de um saquinho de tecido algumas folhas de louro ou cinco gizes de lousa, deixando-o agir por 3 meses.

Como conservá-las por mais tempo

Apesar de existirem diversas formas de solução para o problema, o ideal é não deixar que as peças fiquem com bolor cuidando do armário e das gavetas, principalmente. Além disso, não deixe as roupas na máquina de lavar por muito tempo, não misture as molhadas com as secas dentro do cesto, armazene-as sempre em locais fechados e acabe com a umidade do guarda-roupa espalhando um pouco de bicarbonato de sódio ou adquirindo produtos específicos de anti-mofo.

Leia também: