Como se proteger dos produtos de limpeza

Dermatologista fala sobre métodos para evitar o contato direto com os agentes corrosivos

Durante a correria na hora de limpar da casa, não é comum pensar em como se proteger dos produtos de limpeza. Porém, essa não é uma atitude saudável. Manter contato direto com os compostos destes produtos pode causar alergia na pele. A dermatologista Juliana Mendonça explica que essa falta de cuidado com as substâncias costuma causar a dermatite de contato.

“Os principais sintomas são vermelhidão, coceira e descamação onde houve contato”, diz Juliana. Se você utilizar algum produto e sentir algum destes incômodos, é melhor procurar um médico. A falta de cuidado pode implicar em ferimentos mais graves e tratamentos mais longos. A dermatologista ainda revela que, hoje em dia, as gamas de princípios ativos destes produtos está muito ampla e isso dificulta na hora de identificar o que está causando a alergia. “Nem sempre é o mesmo componente que causa a alergia”, completa.

Como de proteger dos produtos de limpeza

Foto: Shutterstock Images

Como se proteger

 

+ Nas mãos, use luvas emborrachadas por fora e forradas de algodão por dentro. “Algumas pessoas tem sensibilidade à borracha e o forro ajuda a evitar o desconforto”, acrescenta Juliana.

+ Nos pés, utilize um calçado impermeável. Galochas e sapatos emborrachados são opções ótimas para evitar o contato direto com o produto.

+ Se molhar os pés ou as mãos, não deixe-os úmidos por um tempo prolongado. A dermatologista recomenda enxugar bem e manter secos.

+ Caso o produto caia em alguma parte do corpo, lave imediatamente, seque e depois aplique um hidratante corporal no local afetado.

Produtos mais comuns que podem causar a dermatite

+ Detergente

+ Água Sanitária

+ Cloro

+ Desinfetante

+ Limpadores multiuso e limpa gorduras

Em geral, eles causam ressecamento intenso na pele devido aos princípios de ação corrosiva, principalmente se o contato é excessivo e de longa duração. Por isso, é importante se cuidar para evitar o aparecimento de sintomas da dermatite de contato. Previna-se!