Aprenda como se livrar de fungos e bactérias no verão

Veja alguns truques para amenizar os efeitos do clima quente e úmido que facilita a proliferação de micro-organismos causadores de doenças

Veja essas dicas de como se livrar dos fungos e bactérias. FOTO: Shutterstock
Veja essas dicas de como se livrar dos fungos e bactérias. FOTO: Shutterstock

O verão está chegando e com ele as altas temperaturas e as chuvas. O clima abafado e úmido cria um cenário ideal para a proliferação de fungos e bactérias, agentes causadores de diversas doenças e contaminações. Para que você não tenha esses micro-organismos como hóspedes na sua casa durante a temporada mais quente do ano, algumas medidas são fundamentais. O biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria e embaixador da marca EsfreBom, dá dicas de como manter a casa limpa e de como se livrar de fungos e bactérias.

Para evitar o bolor

O primeiro passo para evitar que os ambientes e os armários mofem por conta do aumento da umidade é ventilar a casa. “Durante o verão, o percentual de umidade do ar fica entre 60% e 70%, o que favorece o aumento de ácaros, que podem causar asma, rinite, entre outros problemas respiratórios”, explica o especialista. O melhor horário para isso é pela manhã, pois o ar é mais puro e os mosquitos não entram em casa.

Além de arejar diariamente os ambientes, principalmente os quartos, é recomendado evitar usar o umidificador ambiental nesta época e higienizar colchões, tapetes, sofás e armários uma vez por semana. Confira como se livrar de fungos e bactérias e a realizar esse processo da maneira correta.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Roberto Figueiredo, biomédico e microbiologista

 

LEIA TAMBÉM: