Como parar de fumar? Veja dicas para largar o vício e abandonar o cigarro

Como parar de fumar? Veja dicas para largar o vício e abandonar o cigarro

Conheça as orientações de um especialista para dar os primeiros passos para colocar um fim a esse mal

como parar de fumar
Foto: Shutterstock

Um dos vícios mais comuns dos dias atuais, o tabagismo é um problema de calamidade global. Segundo a OMS (Organização das Nações Unidas), o problema afeta cerca de 1,1 bilhão de pessoas, sendo responsável por 1 em cada 10 mortes no mundo. Diante desse quadro, muitos se perguntam: como parar de fumar? A resposta é essencial e já virou tema de grandes discussões e teses.

O fato é que o cigarro vicia, transformando muitos em dependentes químicos, que encontram no seu consumo uma válvula de escape para a rotina estressante. Porém, apenas um exemplar pode conter cerca de 4.720 substâncias tóxicas e, dessas, 70 são cancerígenas, o que o torna um grande vilão para a saúde e meio-ambiente.

Dentre tantos estudos publicados, o escritor Allen Carr se tornou famoso mundialmente depois de lançar o livro “O Método Fácil de Parar de Fumar“, vendendo mais de 16 milhões de exemplares e ajudando mais de 30 milhões de pessoas a largar esse vício.

Quer saber o motivo de tamanho sucesso? Conheça algumas dicas do autor para quem planeja abandonar o cigarro e não sabe por onde começar, ou ainda comete erros nessa trajetória. Veja como dar os primeiros passos em direção ao fim do tabagismo.

Siga essas 10 orientações e saiba como parar de fumar

1. Não tenha medo de não conseguir

Não há nenhum problema em fracassar, errar ou não conseguir parar de fumar imediatamente. Tudo é um processo. O pior que pode acontecer é que esse processo demore, mas não há mal nenhum em tentar, certo?

2. Não tenha medo de se sentir infeliz

Não gaste seu tempo se preocupando com o que pode acontecer caso você não fume. Foque nas consequências negativas que o ato de fumar traz. Assim, logo o pânico causado pela falta de cigarros vai desaparecer.

3. Mantenha suas promessas até o fim

“Faça um voto solene de que jamais, em nenhum momento, você vai fumar, mastigar ou ingerir algo que contenha nicotina e mantenha-se fiel ao seu voto”, explica o autor.

4. Não há o que abrir mão

No fundo, todo mundo sabe os benefícios de não fumar. Mas também não há apoio ou prazer verdadeiro no tabagismo, e parar de fumar não vai fazer você abrir mão de coisas importantes na sua vida.

5. Não ache que é impossível

A pessoa que fuma é somente uma entre milhões que acredita que o cigarro é capaz de suprir algum problema da vida. Assim como a maioria não acredita que é possível abandonar o vício, essa ideia é falsa! É possível sim parar de fumar.

6. Pense nos prós e contras

No fundo, todo mundo sabe que não existe nada de bom em fumar. Por isso, é importante reforçar sua decisão: depois que você percebe que é melhor parar, não há mais porque se torturar duvidando disso.

7. Não se preocupe em pensar no cigarro

“Não se preocupe em tentar não pensar em fumar, e nem se preocupe com o fato de pensar no cigarro a todo momento. Porém, sempre que pensar nele – hoje, amanhã ou pelo resto da vida, comemore por não ser um fumante”, comenta Allen.

8. Não crie alternativas por causa do cigarro

Evite usar substitutos e guardar cigarros, pois eles poderão continuar sendo uma “válvula de escape“. Mas não evite contato com o seu grupo de amigos fumantes e não há necessidade em mudar seu estilo de vida só porque parou de fumar. A falta de cigarro não pode ser um castigo.

9. Não caia em contradição

Antes de decidir parar de fumar, você precisa ter certeza de que é isso que quer e precisa. Não adianta dizer que não quer mais fumar e logo depois perceber que não é verdade. Tome cuidado para não cair em contradição, já que isso atrapalha sua decisão.

10. Não fique ansioso para parar

Não fique se torturando com ansiedade e raiva para parar de fumar logo, nem fique pensando no dia que se tornará um ex-fumante. Tome a decisão de parar e vá aos poucos, mudando seu comportamento e suas decisões para alcançar esse objetivo.

E você, o que achou das dicas de como parar de fumar? Não esqueça de compartilhar com aqueles que também precisam dar o primeiro passo para acabar com esse vício.

Leia também: