Aprenda como organizar informações no currículo de forma atrativa

Com técnicas de otimização e ordem de dados é possível criar uma primeira impressão poderosa para o recrutador

como organizar o currículo
Foto: Shutterstock

Está em busca de um emprego e não sabe como organizar o currículo? Filtrar e mostrar as informações pessoais e profissionais pode ser o seu trunfo na hora de conquistar a tão sonhada vaga. Afinal, esse é o primeiro contato que você terá com um gestor e a chance de abrir as portas para o sucesso.

Siga o modelo abaixo e aprenda a reunir os principais detalhes sobre sua carreira acadêmica e experiências no mercado de trabalho. De forma simples, rápida e sucinta, é possível se vender, executando ações de maneira sutil para atrair a atenção do recrutador.

Saiba como organizar seu currículo de forma atrativa

1. Cabeçalho

Essa é uma das partes mais importantes do currículo. Aqui, devem constar informações como o seu nome completo, idade, estado civil, celular, e-mail, endereço atual e, pelo menos, um telefone fixo para contato – caso seja necessário. Mas preste atenção porque os dados precisam estar bem organizados e distribuídos na folha.

Modelo
Imagem: Alto Astral

Algumas vagas também pedem fotografias e é nesta parte do currículo em que elas devem ser inseridas. Uma maneira fácil de distribuir as informações é inserir o nome como se fosse um título e organizar os outros dados abaixo, em letras menores e separados por linhas ou barras.

2. Objetivo

Seus propósitos de carreira devem estar alinhados com a vaga para a qual você está se candidatando. Aqui, escreva sua pretensão e seus planos imediatos de trabalho. Você pode fazer isso em tópicos e escrever brevemente.

3. Formação acadêmica

Algumas vagas pedem pré-requisitos na seleção. Por exemplo, uma vaga de auxiliar administrativo pode pedir formação completa ou em andamento em curso superior em administração ou secretariado. Organize as informações das experiências mais recentes para as mais antigas. Cite dados sobre a data de fim e início de cada item. Se estiver cursando, indique o mês previsto para conclusão.

4. Experiências profissionais

Assim como na formação acadêmica, inclua as informações das mais recentes para as mais antigas. Indique a função que ocupava, nome da empresa, data em que iniciou e concluiu o trabalho. Insira outra linha para indicar suas competências e principais responsabilidades.

como organizar o currículo 2
Imagem: Alto Astral

Na primeira linha, indique sua função. Na segunda, o nome da empresa. Depois, o período que atuou neste cargo. Por último, cite as principais competências.

5. Cursos e especializações

Este é o momento para citar aquele workshop, treinamento, curso ou congresso que você participou. No entanto, selecione apenas aquelas experiências que condizem com o cargo pretendido. Deixe de fora as relacionadas aos hobbies e as realizadas há mais de três anos. 

6. Idiomas

É de suma importância destinar uma parte, mesmo que pequena, para a exposição dos idiomas que você domina. Os mais comuns são o inglês e o espanhol, separados nas categorias: básico, intermediário, avançado e fluente. Você pode tanto escrever, como designar em bolinhas pintadas para cada nível que possui.

7. Layout

Agora que já sabe como organizar o currículo, não esqueça de padronizar todas as informações com a mesma fonte e letra. Você também pode dar destaque a títulos usando o negrito ou tamanho de cada palavra. Caso seja para uma vaga mais tradicional, opte por cores sóbrias, como preto, branco e cinza. Agora, se a sua área pede criatividade, use e abuse das cores e imaginação.

Leia também: