Saiba como organizar seus sapatos e afastar maus odores

Aproveite o tempo livre para colocar a casa em ordem e se livrar daquelas peças que não usa mais

como organizar sapatos
Foto: Reprodução

Você pode até tentar fugir, mas é inevitável. Finalmente chegou aquele momento de organizar os sapatos e você não sabe nem por onde começar? Calma, nós podemos te ajudar com isso. Ainda que dê uma certa preguiça no início, existem formas de tornar o trabalho mais simples e duradouro – para que seja fácil manter a ordem depois da arrumação.

Organizar os sapatos não precisa ser complicado

Mantenha só o necessário 

O primeiro passo da organização é separar os sapatos que não são mais usados. Especialmente se você vive em um espaço pequeno é essencial escolher bem o que fica e o que já não faz mais sentido continuar mantendo. Que tal aproveitar para fazer uma doação daqueles que não servem mais para quem precisa?

Questione a si mesma

Continuou em dúvida sobre algumas peças? Agora é hora de realizar algumas perguntas. Qual foi a última vez que ele foi usado? Usaria novamente? Tente sempre afastar dos pensamentos do quanto você gastou em determinado calçado, para que não se sinta obrigada a mantê-lo somente por esse fator.

Tirando o mau cheiro

Antes de começar a colocar tudo em seu devido lugar, é necessário limpar cada um dos calçados e retirar qualquer tipo de odor desagradável que eles estejam exalando. Para isso, coloque uma colher de bicarbonato de sódio em um pedaço de tecido TNT e dobre o material, formando uma “trouxinha”. Para impedir que o pó vaze, prenda a extremidade com um elástico. Depois disso, basta colocar dentro daquele tênis que está cheirando mal.

Sapatos sociais

Muitos dos sapatos sociais costumam ser mais duros e com o tempo vão perdendo seu formato por conta do armazenamento errado. Para que eles continuem com aquela carinha de novo por mais tempo, aposte no modelador de calçados. É possível encontrá-los para vender em lojas especializadas e sapatarias, mas há como substituí-los por um pedaço de jornal amassado. O papel ajuda até mesmo a absorver a umidade que fica dentro deles, diminuindo os cheiros fortes.

Botas

Para guardar suas botas e não deixar que percam o formato, existem modeladores específicos para o tipo de calçado. Caso você não queira gastar dinheiro ou não possua um em casa, é possível criar o seu próprio utilizando uma cartolina ou um pedaço de papelão.

Separando os pés

Para não perder tempo procurando o outro pé do sapato que for usar no meio de tanta bagunça, separe os pares e armazene cada um deles, juntos, dentro de um saquinho de TNT. Algumas opções são ainda mais funcionais, já que vêm com um visor na frente (um pedaço transparente) para que seja mais fácil encontrar o par que procura. Por fim, você pode empilhá-los para que ocupem menos espaço.

Caixas

Para quem não possuir muitas prateleiras ou gavetas dentro do guarda-roupas, uma opção é utilizar caixas para agrupar alguns tipos de sapatos juntos. Além disso, não deixar tudo exposto pode ser uma forma mais visual de entender que está tudo organizado, tornando mais fácil manter dessa forma mais tarde.

Organizador de sapatos

Principalmente para aqueles que moram em locais menores, uma boa dica é investir em organizadores de sapatos. Podem ser de TNT, pano ou, até mesmo, de metal. Para otimizar mais ainda o espaço, procure pendurá-los atrás da porta, por exemplo.

Conservação

Depois de colocar tudo no lugar, é preciso entender a necessidade de conservá-los para afastar fungos, mofos e poeira. Naftalina ou cânfora são ótimas opções para mantê-los livres de pragas. Atente-se principalmente àqueles que são pouco usados. Além disso, para que tudo fique sempre limpinho, não se esqueça de organizar os sapatos com uma certa frequência.

Leia também: