7 dicas para organizar o chá-bar dos noivos

Confira 7 dicas de como planejar o chá-bar dos noivos antes do casamento e agradar os convidados com a brincadeira!

Por Isabela Zamboni - 10/02/2016
Como organizar o chá-bar

Fotomontagem: Divulgação

Antes do casamento, muitos noivos optam por fazer confraternizações, a fim de reunir amigos e familiares em momentos divertidos pré-cerimônia. O chá de panelas, chá de lingerie e o chá-bar são alguns deles. O chá-bar é o que mais está ganhando destaque ultimamente: vários casais estão apostando na inovação, realizando a confraternização para ambos os sexos. Abaixo, nós separamos algumas dicas de como organizar o chá-bar dos noivos. Confira!

Como organizar o chá-bar: 7 dicas para deixar os convidados boquiabertos!

Como organizar o chá-bar

Fotomontagem: Divulgação

1 – Organização

A organização é primordial em qualquer tipo de evento, inclusive em um chá-bar. De acordo com a diretora de marketing do Rica Festa, Elis Rinaldi, é necessário, em primeiro lugar, fazer um planejamento e se organizar em relação às datas e ao buffet. “O planejamento deve começar com pelo menos um mês de antecedência, começando pela lista dos convidados, espaço disponível e temática que será seguida. Deve-se levar em conta a quantidade de petiscos e bebidas, estimando-se aproximadamente de 5 a 7 unidades por pessoa“, explica.

2 – Convites

A entrega dos convites é um dos momentos mais esperados pelos noivos. No entanto, para não o fazerem com muita antecedência (e correr o risco de alguns convidados se esquecerem do evento) ou entregarem em cima da hora, o período ideal para a distribuição é entre 20 e 30 dias antes do chá-bar.

3 – Chá-bar x chá de panelas

O que difere o chá-bar do chá de panelas é o tema da festa e a lista de presentes. “No chá de panelas, os presentes são utensílios para o lar, em especial cozinha, e os convidados apenas mulheres. No chá-bar, os presentes são utensílios para bar e café, e os convidados, homens“, diz Rosinha Talayer, cerimonialista. No entanto, nos dias de hoje, é comum que o casal de noivos opte pelo chá-bar e destine a comemoração para ambos os sexos.

4 – Cardápio

Elis conta que o mais indicado é servir comidas em porções, isto é, aperitivos como queijos, azeitonas, espetinhos, amendoins, etc. “No chá-bar é melhor servir finger food que combine com o cardápio de bebidas. É uma reunião informal que permite servir uma quantidade maior de bebidas por pessoa“, explica.

Como organizar o chá-bar

Fotomontagem: Divulgação

5 – Localização do evento 

Em relação ao local da festa, existem inúmeras possibilidades. Para escolher a localização perfeita, pense na quantidade de pessoas convidadas e no formato da festa, além da faixa etária dos convidados. “Pode ser realizado na casa do anfitrião, num salão de festas ou até mesmo em um bar“, conta Rosinha. Alugar uma chácara é uma alternativa que também não deve ser descartada!

6 – Decoração da festa

Decorar é um passo muito importante de como organizar o chá-bar, para que os convidados entrem no clima da festa.Os noivos mais brincalhões podem incorporar temáticas diversas, como um bar de faroeste ou um cabaré e inventar brincadeiras para entrosar os convidados. Já os mais sérios podem usar itens mais neutros, como espalhar fotos do casal pela casa“, afirma Elis. A diretora ainda aconselha o tema romântico, com corações e itens divertidos com temática de casamento.

7 – Lista de presentes

Os noivos podem optar ou não por fornecer uma lista de presentes para os convidados. No entanto, é necessário cuidado para não pedir nada muito caro e acabar constrangendo as pessoas, correndo o risco de elas não comparecerem para a festa. “Trata-se de uma brincadeira, portanto devem ser pedidos apenas utensílios domésticos, de pequeno porte e valor razoável“, complementa Rosinha.

LEIA TAMBÉM: