Saiba como meditar com 5 dicas simples e práticas

A prática da meditação vem ganhando cada vez mias popularidade entre o grande público, principalmente com a validação da medicina para o uso da técnica como terapia. Por isso, separamos 5 dicas indicadas para começar a meditar agora mesmo

A foto mostra um homem meditando em uma montanha, ilustrando o tema do post sobre como meditar
Por Giovane Rocha - 26/01/2018

Foto: Shutterstock.com

Depois de regular a alimentação, escolher o horário adequado, um local tranquilo, vestimentas confortáveis e acessórios apropriados, é hora de praticar a meditação. Por isso, separamos dicas para você saber como meditar da maneira mais eficiente.

1. Posicionamento

A forma clássica de meditar é em posição de lótus – pernas cruzadas e braços apoiados nos joelhos, com as costas eretas. “Fique sentado de forma que não cause dores ou desconfortos e deixe a coluna alinhada”, ensina a professora de ioga Vivian Shoji.

Outra maneira é usar uma cadeira. Para isso, primeiro alongue-se começando com a coluna para, depois, repetir o exercício com a cabeça e o pescoço antes de repousar no local em que irá meditar. Sente-se na cadeira com os pés apoiados no chão e as mãos no colo, uma sobre a outra.

2. Respiração

Respire profundamente durante todo o tempo em que estiver meditando. Inspire lentamente, contando até cinco segundos e expire em três segundos. Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo, sem alterar o ritmo. Faça isso, inicialmente, contando um minuto e aumente aos poucos, estimulando-se e gerando prazer e paz interior”, explica a terapeuta comportamental Nara Louzada. A respiração é parte fundamental para aprender como meditar, uma vez que ela ajuda a relaxar.

3. Duração

Não vá pensando em ficar meia hora meditando logo na primeira vez. Se você ficou um minuto, mas conseguiu se manter em um estado de aquietamento, valorize. O mais importante é conseguir reservar esse momento para você, pelo menos uma vez ao dia.

Quando estiver mais confortável e confiante, você pode aumentar a duração e prolongar a prática. Para ajudar, marque um temporizador ou um aplicativo que avise a hora de retornar. Vale ressaltar que o tempo de cada momento de meditação depende de pessoa para pessoa.

Um minuto já é válido, porém, são necessários pelo menos cinco minutos para garantir os benefícios. “Para iniciantes, a meditação deve variar de dez a 30 minutos. O importante é respeitar seus limites e adicionar os períodos gradativamente”, explica a professora de meditação Denise Dourado.

4. Pensamentos

“No início, os pensamentos virão, mas não tente dominá-los. Deixe-os passarem por você. Com o tempo, esse barulho interior cessará e você experimentará uma paz inigualável”, explica Denise. Uma maneira de afastar as ideias é focando na respiração. Sinta-se em paz, como um observador. Perceba a tranquilidade dominando sua vida. Essas atitudes farão com que sua mente entre em harmonia com o ambiente, tornando o dia a dia (mesmo com o estresse rotineiro) mais leve e calmo.

5. Autoanálise

Após completar o processo meditativo, não se levante de imediato. Abra os olhos, perceba o local, analise a sua prática e assimile o que ela proporcionou. “Mexa braços e pernas devagar, alongue-se e, aos poucos, volte a sua rotina”, completa a terapeuta holística Patrícia Cândido.

Você saberá se a prática foi boa conforme a sua disposição ao retornar. Se estiver mais tranquilo e concentrado, o exercício foi um instrumento positivo de bem-estar e autoconhecimento.

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Texto e entrevistas: Lirian Pádua e Érika Alfaro – Edição: Giovane Rocha

Consultorias: Denise Dourado, professora de meditação; Nara Louzada, terapeuta comportamental; Patrícia Cândido, terapeuta holística; Vivian Shoji, professora de ioga