Como limpar tapetes: 6 dicas para facilitar sua faxina em casa

Acabe com as manchas no seu tapete agora mesmo – sem dificuldade!

Como limpar tapetes: 6 dicas para facilitar sua faxina em casa
Foto: Shutterstock

O tapete é uma peça que faz toda a diferença em qualquer decoração! Além de ser bonito, também oferece conforto, traz aconchego e aquece a casa. Você sabia que ele melhora até a acústica da sala de TV? Existem diversos modelos, com materiais e cores diferentes, basta escolher seu favorito. Limpar tapetes nem sempre é uma tarefa fácil, já que os felpudos podem acabar soltando muitos pelos. No entanto, existem algumas dicas práticas que podem te ajudar bastante.

Antes de qualquer coisa, é importante tomar cuidado para evitar manchas desnecessárias. Fique sempre atenta aos alimentos, aos pets e aos brinquedos das crianças para não correr risco de estragar o seu tapete. Caso ele suje mesmo assim, utilize esses truques para conseguir uma limpeza eficaz!

Confira como limpar tapetes de forma fácil e eficiente

Lavagem a seco

A melhor forma de limpar seu tapete é com a lavagem a seco, já que ela não agride os fios. Depois de aspirá-lo, misture bicarbonato de sódio com amido de milho (meia medida para cada) e espalhe por toda a peça. Deixe agir por uma hora e aspire novamente. Essas substâncias vão matar ácaros e fungos, além de sugar a sujeira.

Bicarbonato de sódio

Se acabou de derrubar algum líquido no tapete, seque o excesso e jogue bicarbonato de sódio por cima. Deixe agir por uma hora e retire. Caso a mancha já esteja seca, misture vinagre e bicarbonato de sódio, aplique no local e espere alguns minutos. Depois, passe um pano limpo e seco para ver o resultado.

Detergente

Para limpar tapetes peludos, misture água, detergente líquido e amaciante, esfregando com cuidado com o auxílio de uma escovinha ou esponja, sempre no sentido dos fios, para que a agressão seja menor. O amaciante será responsável por manter a maciez da peça e deixá-la fofinha depois de seca.

Com vinho

Caso você tenha derrubado vinho tinto no seu tapete, não precisa se desesperar. Basta diluir uma pequena quantidade dele com vinho branco e aplicar na mancha. Em seguida, jogue água fria e um pouco de sal na região, deixando agir por 20 minutos.

Remova o mau cheiro

Essa é uma excelente forma de limpar tapetes! O vinagre, por ser um desinfetante natural, é capaz de tirar os odores desagradáveis. Por isso, se seu tapete estiver com um cheiro estranho ou se seu animalzinho fez xixi em cima dele, borrife vinagre no local. Para não deixá-lo encharcado e correr o risco de manchar mais, remova o excesso do líquido com um pano limpo.

Para tirar manchas escuras

Caso você precise limpar manchas de café, refrigerante ou terra, existe uma receitinha caseira poderosa. Basta misturar uma colher de chá de vinagre branco com uma colher de chá de detergente e 1/4 de um copo de água quente. Agora é só aplicar a mistura na parte manchada para limpar o seu tapete. Simples assim!

Leia também: