Aprenda a limpar o sofá de cada material com técnicas simples e baratas

Manter a casa em ordem é também cuidar da higienização e da manutenção de móveis

como limpar o sofá
Foto: Shutterstock

Se você tem animal de estimação ou crianças sabe como é difícil manter os móveis limpos, principalmente se eles costumam passar grande parte do dia dentro de casa. A sala de estar é a que mais sofre, por vezes tendo que ser higienizada mais de uma vez por semana. Por esse motivo, aprender como limpar o sofá pode ser um grande trunfo para evitar o acúmulo de sujeira.

Embora a solução mais simples seja realizar a aspiração da peça, é comum que surjam manchas de difícil remoção ou depredação de algumas áreas. Nesses casos, o ideal seria consultar um especialista para a avaliação do estrago. Porém, também há algumas formas mais baratas e rápidas para tentar resolver o problema sem sair de casa.

Como cuidar de cada tecido

De acordo com a gerente da marca Dona Resolve, Paula Roberta da Silva, é preciso verificar o tipo de tecido para não ter prejuízo na hora da higienização.

Couro e corino

Utilize pano úmido com uma solução de água e sabão ou detergente neutro. Para conservá-lo, aplique silicone líquido com a ajuda de uma flanela e repita o processo a cada três meses para hidratar a peça.

Camurça e veludo

A limpeza deste tipo de tecido requer muito cuidado. Utilize um pano levemente umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.

Suede, chenille e jacquard

Pode-se utilizar detergente neutro e escova de cerdas macias. Sempre evite esfregar a peça ou fazer movimentos circulares. A ideia é apenas passar o produto, quando necessário, deixando-o agir ou fazendo movimentos suaves, em uma única direção.

Receitas simples de como limpar o sofá

É importante salientar que, antes de aplicar qualquer mistura, vale não só olhar a etiqueta da peça, como avaliar cada caso com um profissional especializado. A redação recomenda os métodos:

1. A seco

Começando pela técnica mais comum, salpique um pouco de bicarbonato de sódio sobre o sofá e deixe agir por 30 minutos. Depois, retire tudo com a ajuda de um aspirador de pó. Esse ingrediente não só absorve a umidade, como elimina mau odores.

2. Vinagre branco

Manchou? Corra para a cozinha e misture um litro de água morna e 1/4 de vinagre branco. Esfregue a região afetada com um pano ou, caso a sujeira seja mais profunda, aplique com uma esponja, esfregando suavemente. Esse método é ideal para peças de veludo e tecidos no geral.

3. Amaciante e bicarbonato

Misture 1 litro de água, 1 colher de sopa de bicarbonato, 1 colher de sopa de amaciante, 1/4 de álcool e 1/2 copo de vinagre. Encha um borrifador e aplique sobre todo o sofá. Essa solução é perfeita para remover o mau cheiro deixado pelo xixi de animais ou bebidas, como cerveja.

4. Álcool

Caso a etiqueta não indique qualquer problema para o uso de álcool, coloque-o em um borrifador e aplique pelo sofá, principalmente na região com cheiro forte ou mancha superficial. Depois, com um pano seco, massageie a parte afetada.

Manutenção

Agora que já sabe como limpar o sofá, é importante entender como conservá-lo. O ideal é que a higienização seja feita semanalmente, evitando o acumulo de poeira, sujeira e umidade. De preferência, sempre passe um pano úmido ou um aspirador de pó.

Derramou algum líquido? Limpe imediatamente! Para uma purificação e retirada de manchas mais profundas, assim como reconstrução de partes da peça, vale fazer uma avaliação, anualmente, com uma empresa ou profissional especializado.

Leia também: