Aprenda como limpar o ralo do banheiro e evite mau cheiro

Aprenda técnicas simples e receitas caseiras para manter essa região sempre higienizada

como limpar ralo de banheiro
Foto: Shutterstock

Existem ambientes da casa que merecem um cuidado redobrado na hora da higienização. O lavabo é uma delas, afinal, esse cômodo está mais suscetível à proliferação de bactérias e acúmulo de umidade. Saber como limpar o ralo do banheiro é essencial para evitar o entupimento e, acima de tudo, eliminar o mau cheiro.

Quando tomamos banho, é comum que a gordura natural do corpo, assim como resíduos da pele e cabelo, escorram com a água e se acumulem nessa região. Por isso que a sua purificação deve ser realizada periodicamente, restringindo a formação de limo e microrganismos.

Embora seja um processo desagradável, ele não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com as técnicas e receitas a seguir, ficará mais fácil manter os ralos sempre limpos, brilhando e inodoro.

Antes de tudo, proteja-se

Para começar o processo de higienização, tenha em mãos luvas de proteção e uma esponja, que serão utilizadas exclusivamente para o ralo. Se você nunca fez a limpeza desse local, saiba que a situação pode não ser das melhores, mas nem por isso se deixe abater. Remova a sujeira superficial e grosseira, como cabelos. Depois, siga para a purificação completa, não só da tampa, como da parte interna.

Passo a passo de como limpar o ralo do banheiro

1. Utilize desinfetantes

Quando for fazer a higienização completa do seu banheiro, jogue um pouco de cloro e água quente diretamente no ralo e deixe agir por alguns minutos. Isso ajudará a eliminar bactérias e germes, além de remover o limo, desinfetar e branquear a região.

Não se esqueça de sempre aplicá-lo com o auxílio de luvas. Apenas com essa atitude, você conseguirá uma limpeza melhor, sem esforço e mais rápida, pronta para as próximas etapas.

2. Vinagre e bicarbonato de sódio

Esses dois ingredientes também podem ajudar. Coloque 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Depois, misture 1 xícara de vinagre branco com 1/2 suco de limão e jogue sobre o bicarbonato. Deixe agir por 10 minutos. Para finalizar, enxágue tudo com água quente.

Você pode fazer a solução sempre que sentir um mau odor saindo do encanamento, uma vez que o bicarbonato, por ser um químico alcalino, quebra as moléculas da gordura. Enquanto que o vinagre ajuda na formação de espuma dentro do cano, graças ao seu teor ácido.

3. Escova ou esponja

Essas duas ferramentas te ajudarão a remover completamente qualquer sujeira que esteja encrostada na parede do cano e do tampo do ralo. A melhor opção é utilizar uma escova de cabo longo, aquelas que já são aplicadas na higienização do vaso sanitário.

Passe um pouco de sabão neutro sobre a superfície e o item que será usado e esfregue bem toda a região. Atente-se aos cantos e a parte inferior, que também precisa estar sem qualquer limo.

4. Para lustrar o ralo

Caso a sua peça seja de metal, para poli-la, utilize um pano úmido embebido em saponáceo e esfregue, principalmente, as áreas mais engorduradas. Atente-se para a parte interior, pois é nela que se acumula a maior quantidade de limo e microrganismos.

Entupiu! E agora?

Antes de chamar um técnico, tente você mesma resolver a situação. Usando luvas de borracha, tente remover a sujeira grossa, puxando-a e jogando no lixo. Depois, coloque um pouco de desinfetante e deixe agir por 10 a 15 minutos. Por fim, enxágue com água quente.

Para evitar esse tipo de problema, algumas medidas podem ser tomadas como precaução:

  • Utilize protetores com tela mosquiteiro específicos. Eles evitam que resíduos maiores, como restos de sabonete e cabelos, não cheguem até o ralo;
  • Penteie os cabelos antes de tomar banho e recolha os fios que caírem no chão depois do banho;
  • Nunca jogue qualquer substância que possa entupir o cano. Nem pense em eliminar aquele óleo de cozinha por esse cano;
  • Lave semanalmente o banheiro, mantendo-o sempre longe de bactérias, por meio de produtos específicos.

Leia também: