Aprenda como limpar diferentes tipos de pisos e deixá-los brilhando

Saiba os melhores produtos e misturas para manter o seu chão higienizado e com aspecto de novo

como limpar piso encardido
Foto: Shutterstock

Seu chão está com o aspecto de velho ou sujo e, mesmo após esfregar com um pano molhado, nada parece resolver? Às vezes, cada tipo de material necessita de um cuidado diferente. Para isso, entender as melhores maneiras de como limpar o piso encardido pode facilitar – e muito – esse processo de higienização.

É preciso conhecer as peculiaridade dos principais modelos e se atentar às necessidades e fragilidades de cada um deles, evitando problemas e desgastes que levem a custos extras para trocá-los. Além, é claro, daquelas manchas causas pelo tempo, substâncias que caíram ou gorduras acumuladas.

A seguir, você confere algumas dicas simples e baratas para não errar na hora da limpeza. Afinal, chegar em casa e encontrar tudo limpo, brilhando e com aquele cheirinho de limpeza é satisfatório.

Técnicas fáceis de como limpar piso encardido

Porcelanato

Seja pela sua aparência ou pelo fato de ser fácil de instalar e manter, esse piso é o “queridinho” do momento. A limpeza é uma de suas principais vantagens. Sua estrutura impermeável impede que sujeiras sejam absorvidas e causem manchas, por isso, limpá-lo é bem simples. Elimine a poeira e outros detritos com o aspirador. Misture detergente neutro e água, umedeça o pano e passe em toda a superfície. Depois passe outro pano apenas umedecido em água. Finalize com pano de microfibra para secar.

Cerâmica

É um piso delicado e requer cuidados especiais. Evite materiais abrasivos ou produtos que possam manchá-los, como os desinfetantes. O ideal é seguir as mesmas dicas de limpeza que se aplicam ao porcelanato, com a misturinha básica de água e detergente neutro.

Laminados

Esses pisos são muito utilizados por aqueles que desejam ter uma decoração que lembre o uso da madeira, mas sem realmente usar esse material. Sua manutenção e durabilidade são superiores, assim como a facilidade de fazer a limpeza. Basta utilizar um pano umedecido com a mistura de água e detergente depois de varrer a casa com uma
vassoura de cerdas macias. Evite usar as ceras e os polidores. Com o tempo, eles criam uma camada que deixa manchas e oleosidade no piso, o que pode custar caro para remover.

Mármore e granito

Talvez esses materiais sejam o sonho de consumo daqueles que desejam dar mais elegância para as suas casas. Além de luxuosos, ambos oferecem extrema facilidade na hora de limpar. Basta a tradicional mistura de água e detergente neutro. Jamais utilize produtos que sejam ácidos ou corrosivos, pois eles podem acabar com a beleza natural desses pisos. Isso inclui também não usar limão, como muitos costumam fazer.

Madeira ou amadeirado

É um dos pisos com maior dificuldade de limpeza e manutenção, já que necessitam de cuidados redobrados e seletivos. Precisam de impermeabilizantes e vernizes para recuperar o brilho periodicamente, além de ser estritamente proibido a utilização de água. A umidade não só mancha, como pode estufar o assoalho. Álcool, querosene e outros solventes também estão vetados. A melhor maneira de higienizar esse material é, semanalmente, com uma vassoura de pelos, com cerdas macias, ou um aspirador de pó.

Receitas caseiras funcionais

Além dos produtos específicos destinados a cada material, existem algumas misturas que facilitam a vida e podem remover manchas de forma rápida e barata. Mas, vale se atentar como limpar piso encardido sem causar problemas.

Por isso, antes de aplicar estas receitas por toda a região afetada, teste-a em apenas um canto e veja como ficará após a ação. A redação cita alguns exemplos:

Com limão

Ingredientes:

  • Sal
  • 1 limão

Modo de aplicação:

Esprema o limão sobre a mancha e espalhe um pouco de sal sobre ela, até cobri-la. Deixe agir por alguns minutos. Agora, com uma escova macia ou uma esponja, esfregue o local suavemente. Sempre teste antes de usar no piso.

Bicarbonato e vinagre

Ingredientes:

  • 400 ml de água
  • 5 colheres (sopa) de detergente neutro
  • 100 ml de vinagre
  • 50 ml de álcool
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sal

Modo de aplicação:

Misture todos os ingredientes até formar um caldo homogêneo. Mergulhe um pano no preparo e passe suavemente pela mancha. Quando finalizar, enxágue e remova o excesso. Sempre teste antes de usar no piso.

Lavanda

Ingredientes:

  • 3 litros de água
  • 1/2 xícara de vinagre
  • Óleo essencial de lavanda

Modo de aplicação:

Misture todos os ingredientes e aplique sobre a região com mau cheiro ou encardida. Deixe agir por alguns minutos e passe um pano seco para remover o excesso. Sempre teste antes e usar no piso.

Leia também:

Texto: Patrícia Stuginski | Edição: Redação Alto Astral