Dicas simples para limpar panelas queimadas e deixá-las novinhas de novo

Evite manchas de gordura e resíduos incrustados na sua louça com materiais que você tem em casa

como limpar panela queimada
Foto: Shutterstock

Quem nunca deixou aquela receita passar do ponto ou esqueceu o fogo ligado que atire a primeira pedra. Esses pequenos deslizes são mais comuns do que se imagina e podem acontecer com qualquer um, em qualquer ocasião. Às vezes, até dá para “salvar” a comida, mas depois bate aquela dúvida: “como limpar a panela queimada?“.

Pois é, embora essa tarefa pareça complicada, ela não precisa ser um bicho de sete cabeças. Existem diversas formas fáceis e com ingredientes que todos temos em casa, para conseguir um resultado incrível, deixando-a ainda mais lustrosa e com aquele aspecto de que acabou de sair da caixa.

Truques caseiros de como limpar panela queimada

Bicarbonato

Encha a panela com água e deixe de molho com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Você pode usar água morna para acelerar o processo. Depois, é só enxaguar normalmente e esfregar com uma esponja de lavar louça.

Saiba mais: Aprenda como usar o bicarbonato de sódio para faxina

Água e detergente

A combinação clássica é ótima para limpar peças de alumínio e inox. Deixe as panelas queimadas de molho de um dia para o outro com água e detergente, e depois acrescente bicarbonato de sódio e saponáceo cremoso para fazer um tipo de pasta. Depois, use uma esponja de aço para esfregar o queimado.

Suco de limão

Faça um suco com dois limões e deixe de molho dentro da panela. Depois de algum tempo, lave-a normalmente. É um dos jeitos mais simples de como limpar panela queimada.

Vinagre branco

Utensílios de inox e alumínio podem receber esse truque com vinagre branco de álcool. Encha as panelas com água e coloque 4 colheres de sopa de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Depois de esfriar a água, esfregue com uma esponja de aço.

Saiba mais: 11 maneiras incríveis de usar o vinagre na limpeza de sua casa

Bicarbonato + vinagre

Coloque 1 colher de chá de bicarbonato para 1 litro de água e ferva. Depois, acrescente 2 colheres de sopa de vinagre branco, enquanto ferve. Espere a água esfriar e use-a para lavar as louças queimadas, com detergente.

Papel-toalha

Para as panelas e peças de alumínio, você pode usar papel toalha no lugar da esponja para não estragar o material. Encha a panela ou o utensílio com água, coloque bastante detergente e deixe de molho. Depois, use o papel-toalha para esfregar.

Pão amanhecido

Você sabia que é possível usar pão amanhecido em marcas de gordura queimada? Os farelos são ótimos para tirar as manchas difíceis de sair na limpeza. Coloque-o alguns minutos sobre a superfície deteriorada, para que possa “sugar” a camada mais grossa da substância. Mas atenção: essa ideia não é indicada para objetos de teflon.

Refrigerante à base de cola

Os refrigerantes à base de cola são ótimos para remover queimados pequenos. Basta colocar o líquido dentro da panela e aquecê-la. Depois de algum tempo, use uma esponja para tirar toda a sujeira.

Álcool

O álcool 70º ajuda a retirar as sujeiras que sobram depois da limpeza e são mais difíceis de sair. Coloque o líquido dentro de um borrifador e aplique nas panelas e utensílios que precisam tirar o queimado. Deixe agir por 10 minutos e limpe tudo com uma esponja.

Amônia

A amônia é um produto forte e dificilmente será encontrada em supermercados, mas pode ser usada para retirar aquelas sujeiras impossíveis de limpar. Busque em lojas de materiais de construção e tenha atenção redobrada na hora de aplicar. Não deixe de usar luvas e não inale tanto o forte odor.

Leia também: