Como lidar com a inveja? Saiba como se livrar desse sentimento negativo

No trabalho, escola ou relacionamento, a inveja pode atrapalhar sua vida. Aprenda a lidar!

Por Thamires Motta - 07/11/2016
mulher pensativa sobre inveja, com pessoa invejosa atrás, pessoa invejosa

Foto: iStock.com/Getty Images

A inveja é um sentimento muito comum, principalmente em ambientes em que você tem contato com muitas pessoas, como o trabalho, a escola e até mesmo as redes sociais.

Além disso, invejar e ser invejada traz diversos sentimentos ruins para a nossa vida. Sentir-se mal com o sucesso alheio pode atrapalhar sua autoconfiança, seu relacionamento e suas conquistas. Por outro lado, ser invejada pode machucar e incomodar muito.

mulher pensativa sobre inveja, com pessoa invejosa atrás

FOTO: iStock.com/Getty Images

Como lidar com a inveja alheia?

É normal ter medo da inveja alheia, mas é possível identificá-la antes que faça mal para a sua vida. Quando você fala sobre as suas conquistas e o seu dia a dia e percebe que existe silêncio, desinteresse ou desestímulo, esse pode ser um sinal de inveja.

Tente manter distância desse tipo de pessoa e sentimento! A solução pode ser se vangloriar menos e elogiar mais essa pessoa. No mercado de trabalho, a dica é aprender a lidar com a situação! Tente esquecer os outros e foque nos seus objetivos.

Se invejam seu relacionamento ou suas conquistas, você pode tentar criar um diálogo. Muitas pessoas sentem inveja porque não sabem nada sobre você. Que tal dar estímulo para que os outros também realizem seus desejos?

mulher com inveja observando outra mulher

FOTO: Shutterstock

Domine sua própria inveja

Procure pensar nas coisas que você tem e o seu amigo não, ao invés do contrário. Reveja suas escolhas e pense nelas positivamente, e principalmente, lembre-se como a inveja é um sentimento que faz mal e machuca, tanto você quanto o outro.

Diminuir o tempo gasto em redes sociais também pode ajudar! No Facebook, Twitter ou Instagram, temos acesso o tempo todo ao que outras pessoas estão fazendo, e isso pode despertar sentimentos de inveja. Procure uma atividade para substituir seu tempo nas redes sociais, e que traga coisas positivas pra você, como academia, artesanato ou cursos.

Simpatias para acabar com a inveja

Se você ainda sente que é alvo de muita inveja, existem algumas simpatias que podem ajudar:

  • Escreva o primeiro versículo do Salmo 33 em um pedaço de papel lilás. Dobre o papel enquanto pede a ajuda do seu anjo protetor. Deixe perto da porta principal de sua casa pelo tempo que achar necessário. Quando achar que tudo já está bem, enterre o papel em um vaso ou jardim florido.
  • Durante um mês, sempre às segundas-feiras, coloque em um copo de água, uma colher (sopa) de sal grosso e três galhos de alecrim. Toda vez em que sair de casa para trabalhar, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, pedindo para Deus afastar de sua vida as pessoas invejosas. Ao voltar para casa, jogue a água na pia e os galhos no lixo, pensando novamente que está mandando embora as pessoas invejosas. Lave e volte a utilizar o copo normalmente. Sempre que achar necessário repita esta simpatia.
  • Acenda um incenso abre-caminhos (encontrado em casas especializadas de ervas) e, olhando firmemente para ele, repita: “Espírito abençoado, pelo poder do fogo destruidor e das cinzas, eu lhe peço que afaste de mim qualquer inveja e não deixe que nada me atormente”. Quando acabar de queimar, sopre as cinzas para o lado onde o sol nasce. Pode repetir a simpatia sempre que sentir necessidade.

LEIA TAMBÉM