11 dicas para lavar a louça de forma rápida e eficiente

Saiba como higienizar os pratos e copos rapidamente e sem deixar resquícios de alimentos

como lavar louça
Foto: iStock

Você sabe como lavar louça da forma correta? Apesar de parecer ser uma tarefa simples e que não requer muita atenção, utilizar alguns truques na hora da higienização pode contribuir para que o processo seja mais rápido e eficiente. Por isso, nós separamos 11 dicas que te ajudarão a tornar o afazer doméstico funcional e colocar ordem na cozinha!

Como lavar louça em menos tempo e de forma mais higiênica?

Use avental e luvas

Antes de tudo, comece colocando um avental impermeável, que cubra suas roupas. Desta forma, será mais fácil de evitar manchas de gordura que podem escapar dos restos de comida das louças, evitando ainda mais trabalho nos serviços de casa. As luvas ajudam no atrito do material com os utensílios, além de colaborar na hora de manter as mãos livres do ressecamento ou sujeiras.

Tire os restos de comida

Após colocar o avental, elimine aqueles restos de comida que permanecem nos pratos jogando-os na lixeira. Além de evitar problemas de entupimento dos canos da pia, também ajuda a não sujar ainda mais o resto da louça. Uma boa dica é fazer essa limpeza inicial, logo após utilizar os pratos, assim não ficará tão difícil de retirar os resquícios na hora de lavar tudo.

Deixando de molho

Travessas que estão engorduradas, copos de vitamina e xícaras com resto de café podem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, para agilizar o processo de limpeza final e não precisar ficar esfregando-as por um longo tempo. Tal atitude pode contribuir, até mesmo, para poupar um pouco mais de água gasta em cada peça.

Organização é tudo!

Deixar tudo bagunçado pode fazer com que o trabalho pareça ser mais cansativo e entediante, já que o volume dentro da pia dá a impressão de ser ainda maior. Junte os pratos dentro do espaço em forma de pirâmide (dos maiores para os menores), os copos na parte externa, para evitar de serem quebrados, e os talheres em outro canto, todos juntos. Potes e panelas também podem permanecer ao lado do restante dos materiais de cozinha.

Do mais simples até o difícil

Começar por aqueles que estão menos sujos pode ser uma excelente maneira de evitar que alguns itens permaneçam engordurados mesmo após a lavagem. Além de evitar que a sujeira caia no restante das coisas que não estão com muitos resquícios de alimentos. Conforme a pia vai esvaziando fica mais fácil de lavar aquelas peças que precisarão de tempo, com um pouco mais de espaço.

Pia suja

Ilustração: iStock

Um grupo de cada vez

Escolha por onde começar e termine um grupo de cada vez. Lave os pratos, panelas, travessas, copos e talheres separadamente para conseguir uma maior organização no escorredor e não precisar ficar interrompendo o trabalho para secar a louça. A sequência ideal é: copos, talheres, pratos, potes plásticos, panelas e formas. Além disso, não se esqueça de fechar a torneira entre um item e outro, hein?!

Potes de plástico

Remover a gordura de potes plásticos pode ser uma tarefa bastante difícil. Se você procura saber como lavar a louça de forma correta, uma boa dica é evitar armazenar alimentos muito gordurosos nesse tipo de recipiente. Caso não seja possível, procure deixá-los de molho por um tempo antes de realizar a lavagem completa. Outra sugestão é usar um papel toalha para absorver a gordura, antes de enxagua-lo.

Água quente

Torneiras de água quente garantem uma limpeza mais profunda das peças, já que temperaturas elevadas eliminam a sujeira de forma mais eficaz e rápida. Além disso, caso você não possua este tipo de torneira em sua casa, é possível também reaproveitar a água fervente utilizada em outras tarefas para despejar naqueles recipientes que estiverem mais sujos. Só tenha atenção com os plásticos para não correr o risco de derretê-los.

Escolha bem o detergente

Usar um detergente eficiente e que faça bastante espuma é sempre uma das melhores recomendações. Não há como realizar uma limpeza profunda e sem precisar ficar esfregando infinitas vezes os pratos, copos e panelas sem um produto que seja de bastante qualidade.

Lado certo da esponja

É preciso ter atenção para qual lado da esponja é o correto para se utilizar em cada tipo de material. Para panelas inox, por exemplo, o ideal é aplicar a parte que, normalmente, nos formatos tradicionais, é amarela e mais lisinha. Desta forma, você não correrá o risco de arranhar e nem deixar marcas na peça.

Pia limpa

Tudo limpinho e pronto para guardar no escorredor? Agora é hora de realizar a higienização da pia. Procure esfregar com uma esponja diferente daquela usada para a louça, assim, evitando contaminações. Puxe tudo com um rodinho e seque com um pano novo.

Dica bônus: troque a esponja com muita frequência. Segundo um estudo de 2017, publicado no Scientific Reports, esse item é um dos objetos mais contaminados que existem e possuem, em média, 45 bilhões de bactérias por centímetro quadrado.

Leia também: