Como lavar a máscara de tecido corretamente em casa

Aprenda a lavar corretamente a máscara de tecido

Além do cuidado para a sua fabricação e uso correto, é necessário entender o passo a passo da sua higienização

como lavar a máscara de tecido
Foto: Shutterstock

Em diversas regiões do Brasil o uso da máscara tem sido obrigatório como forma de prevenção contra a proliferação do novo coronavírus. Seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), a população deve utilizá-la não só em locais aglomerados, dentre eles transporte público e supermercados, como em qualquer situação que necessite a saída de casa. Por isso, além de saber a forma correta de colocá-la no rosto, é preciso entender como lavar a máscara de tecido.

“Elas podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a peça seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais”, explica o Ministério da Saúde em nota.

Passo a passo de como lavar a máscara de tecido

Em entrevista à Casa Vogue, o biomédico Roberto Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, explicou qual é a sequência correta para uma melhor higienização da máscara.

1. Em um balde, misture 1 litro de água com 4 colheres (sopa) de detergente e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Em seguida, lave a máscara com esta receita e enxágue bem;
2. Em outro recipiente, adicione 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de água sanitária. Coloque a máscara e deixe de molho por 20 minutos;
3. Para finalizar, enxágue e deixe secar ao ar livre.

É importante utilizar a peça apenas no momento que ela estiver bem seca. Não é recomendado acelerar o processo por meio alternativos, como o ferro de passar roupa. Por isso, tenha de duas a três peças como reserva e guarde-as sempre em sacos plásticos limpos, esterilizados e com fácil vedação.

Cuidados importantes

Muito além da utilização do acessório, mantê-lo limpo e higienizado é primordial para a sua eficiência ao longo do tempo que estiver no rosto.

  • A máscara deve ter ao menos duas camadas de pano;
  • Deve ser de uso individual;
  • Use por no máximo três horas;
  • Lave com água e sabão neutro;
  • Deixe de molho por 30 minutos em solução com água sanitária (diluir de 2 colheres de sopa do produto em 1 litro de água) ou outro desinfetante;
  • Se possível, passe com ferro quente;
  • Separe um recipiente ou saco plástico exclusivo para guardar a máscara limpa.

Vale ressaltar que todo esse processo deve ser realizado quando a máscara for utilizada. Por isso, atente-se ao passo a passo e crie esse hábito.

Como usar e manusear

Antes de pegar a peça, lave bem as mãos (por 40 segundos). A máscara deve cobrir todo o nariz, até a parte debaixo do queixo, sem espaços nas laterais. Não toque no pano ou remova-a para falar. Tire-a pela alças laterais e higienize as mãos novamente.

Leia também: