Passo a passo para fazer uma massagem nas mãos com óleos

Relaxe o corpo inteiro e melhore a saúde da sua pele com esse guia completo

como fazer massagem nas mãos
Foto: Shutterstock

Elas entram em contato direto com várias superfícies, sofrem a influência das nossas crises emocionais e, ainda, podem perder sua maciez e hidratação graças a utilização de produtos como álcool em gel e sabonetes de baixa qualidade. Para revitalizar e melhorar todo esse quadro, não há nada melhor do que saber como fazer massagem nas mãos.

Ao pressionar e atingir determinados pontos da região, é possível não só aliviar dores, como promover um relaxamento completo do corpo. E todos os seus benefícios são potencializados com o uso de determinados óleos essenciais, facilmente encontrados em farmácias ou locais especializados.

O melhor de tudo isso é que você não precisa de outra pessoa para começar a praticar. Basta seguir um passo a passo bem simples, com orientações claras, para fazer em si mesma, no conforto do seu lar. Quer saber como? Então, dá só uma olhada nas dicas a seguir.

Aprenda a como fazer massagem nas mãos 

Passo 1

Retire qualquer anel ou pulseira que possa atrapalhar o processo. Lave bem as mãos com água corrente e um sabonete neutro. Seque-as na toalha e sente-se confortavelmente.

Passo 2

É hora de hidratar a região. Comece passando uma pequena quantidade de creme ou óleo essencial a sua escolha pela superfície da pele, indo do cotovelo até a ponta dos dedos. Esfregando suavemente a palma e o peito de cada mão.

Passo 3

Feito isso, chegou a hora de alongar a região. Com os dedos juntos, empurre-os com a outra mão para o lado direito por 10 segundos. Depois, faça o mesmo movimento para o lado esquerdo.

Passo 4

Começando pelo mindinho, segure a ponta de cada dedo e faça uma pequena rotação no sentido horário e anti-horário, por cinco vezes seguidas. Repita a mesma ação com todos os dez. Isso ajudará a ativar o músculo da região.

Passo 5

Com uma das mãos, começando pelo mindinho, abrace a ponta de um dedo por vez, pressionando levemente, e descendo até a sua base. Faça isso com todos os dez.

Passo 6

Com o polegar, faça movimentos circulares no meio da palma de cada mão por dez a quinze vezes.

Passo 7

Com o indicador e o polegar, segure a ponta de cada dedo e desça até a base pressionando-os. E, depois, volte para a ponta. Faça o movimento por três vezes.

Passo 8

Com uma das mão, empurre os dedos da outra para trás por dez segundos. Depois, empurre-os para dentro, na direção do pulso, com o mesmo intervalo de tempo.

Passo 9

Fecha uma das mãos e a abrace com a outra, pressionando toda a sua extensão suavemente. Repita isso com ambas por vinte segundos.

Passo 10

Vamos trabalhar a região do dorso das mãos a partir de agora. Seguro um dos pulsos com uma das mãos e gire-a no sentido horário e, depois, anti-horário, por quinze segundos.

Passo 11

Com o indicador, deslize-o entre os dedos, até chegar a região do dorso. Faça isso em todos os espaços, por três vezes.

Passo 12

Faça movimentos circulares com seus polegares no dorso da mão.

Passo 13

Com o indicador e o polegar em forma de pinça, pressione a lateral do pulso. Desça e suba, fazendo pequena pressão, por quatro vezes.

Passo 14

Com o punho de uma mão, massageie o outro, em cima e embaixo, com movimentos circulares, por vinte segundos.

Passo 15

Com uma das mãos, empurre todo o dorso da outra para baixo, mantendo-o nessa posição por quinze segundos.

Passo 16

Para finalizar, esfregue suas mãos para produzir calor.

Agora que você já sabe como fazer massagem nas mãos, também é possível praticar com outra pessoa, a partir desse manual bem simples.

Leia também: