Truques para fazer arroz branco soltinho e mais saboroso

Aprenda a maneira correta de preparar uma das comidas mais presente no prato dos brasileiros

como fazer arroz
Foto: Shutterstock

Embora seja um dos alimentos mais presentes na mesa de muitos brasileiros, ainda há quem não saiba prepará-lo. E, tudo bem! Afinal, conhecer os truques de como fazer arroz soltinho de forma deliciosa e leve é algo que se adquire com a prática. Embora hajam algumas dicas que facilitam – e muito! – todo o processo.

Da escolha dos melhores grãos à hora de servir, você não precisará mais sofrer com o medo da receita empapar, queimar ou ficar sem gosto. Nada disso! As dicas a seguir te ajudarão a criar um prato perfeito, com aquele gostinho especial.

Passo a passo essencial

Qual escolher?

Primeiro opte por uma marca de qualidade e que seja do tipo 1. O arroz com grãos longos (chamado de agulhinha) é a melhor opção, pois fica com um melhor resultado depois de cozido. Além disso, confira se não há muitos grãos quebradiços no pacote, que vão se desmanchar no cozimento e deixar o arroz empapado. A cor também é importante: é melhor optar por um arroz de tom perolado, mais soltinho do que os brancos.

Lavar ou não?

O objetivo da lavagem do arroz é tirar o pó ou impureza que gruda na superfície do grão, mas muitas marcas não necessitam passar por este processo, por isso confira sempre na embalagem quando for comprar. No entanto, a água retira o excesso de amido, que age como espessante durante o cozimento, além de iniciar a hidratação do grão. Assim, a cocção do amido é um processo de absorção de líquido, então lavar o arroz ajuda a acelerar o cozimento do grão. Lave o arroz em água corrente, usando um lavador ou peneira grande. Assim que a água começar a sair clara, deixe escorrer o excesso que estiver no arroz.

Medida ideal

A proporção é sempre duas porções de água para cada uma de arroz. Assim, se você fizer 1 copo ou 1 xícara (chá) de arroz cru, precisará do dobro de água para cozinhá-lo. É importante alertar, porém, que haverá perda de água durante o cozimento, então é melhor sempre ter um pouco de água aquecida ao lado da panela caso o arroz seque e ainda não esteja cozido.

Qual panela?

Durante o cozimento, o arroz tende a aumentar cerca de 50% do seu volume. Por isso, é importante escolher uma panela que comporte esta quantidade. E tome cuidado com as panelas de fundo grosso, que por segurarem mais o calor, tendem a prolongar o cozimento, o que pode queimar a receita.

Água quente

Sempre cozinhe o arroz em água quente. Quando estiver deixando o arroz escorrer, coloque a quantidade de água que vai precisar para ferver. E se precisar acrescentar água durante o cozimento, nunca use água fria, pois é preciso manter a temperatura constante do início ao fim do cozimento.

Truques para uma receita perfeita

Imprevistos acontecem e o importante é saber contorná-los sem deixar que eles atrapalhem seu almoço. Aprenda com as dicas a solucionar problemas na hora do preparo do arroz.

Queimou

Mergulhe imediatamente a panela quente em um recipiente com água fria. O cheiro de queimado desaparece em alguns minutos. Depois, coloque o arroz (sem raspar o fundo) em outro recipiente.

Empapou

Nem tudo está perdido. Para separar os grãos, escorra o arroz, passe-o por água fervente e junte um pouco de manteiga ou azeite. Leve-o ao forno quente, coberto, até a hora de servir.

Branquinho e soltinho

Se você quer um arroz bem soltinho e branco, junte à água do cozimento algumas gotas de suco de limão. Outra dica é usar fogo médio para não prejudicar o cozimento.

Truque final

Quando o arroz estiver cozido, faça um buraco no centro com um garfo. Em seguida, coloque uma colher (sopa) de vinagre no local, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos.

Como fazer arroz soltinho de um jeito fácil e prático

Primeiro, refogue o arroz para selar e lubrificar os grãos, garantindo que fiquem soltinhos. A proporção de óleo ou azeite deve ser o suficiente para espalhar-se pelo fundo da panela que for usar. Para 1 xícara (chá) de grãos, 1 colher (sopa) de óleo é o suficiente, senão o arroz pode ficar encharcado.

Na hora de dar sabor, os temperos devem ficar douradinhos. Para isso, primeiro aqueça o óleo em fogo médio. Para cada xícara de arroz, use 2 dentes de alho amassados ou picados e 1/4 de cebola picada e vai mexendo até refogar: o ponto certo é quando a cebola ficar macia e transparente. Tenha cuidado para não deixar queimar.

Só depois de refogar o alho e a cebola coloque o arroz lavado e escorrido e tempere com sal a gosto, mexendo até ficar brilhante e levemente transparente. Despeje a água fervente e experimente o tempero. Se preciso, adicione mais sal. Abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela, deixando cozinhar até a água secar.

Para saber se a água evaporou, coloque um garfo no fundo e veja se está seco. Pegue uma pequena porção e experimente para ver se está cozido. Se estiver levemente duro, acrescente mais um pouco de água, o suficiente para molhar o fundo da panela, mas não para encharcar nem cobrir o arroz.

Deixe cozinhar até secar novamente e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe-o secar e continuar cozinhando no próprio vapor por 10 minutos. Então estará pronto!

Leia também: