Dicas essenciais para fazer a maquiagem durar mais tempo

Passo a passo para deixar a make intacta em cada região do rosto

Como fazer a maquiagem durar mais
Foto: Shutterstock

Não importa qual é o tipo de make, estamos sempre pensando em como fazer a maquiagem durar mais tempo. Isto é, principalmente quando temos aqueles compromissos que vão demorar horas, festas noturnas, como formaturas e casamentos, e eventos corporativos durante o dia.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas voltadas para cada região do rosto, para contribuir com que os produtos continuem fixados por um período maior à pele. Ou seja, não precisará levar um kit completo de itens na sua bolsa.

Passo a passo de como fazer a maquiagem durar mais

  • Antes de começar a make 

Gelo – Alguns minutos antes de realizar a make, deslize suavemente uma pedra de gelo sob o rosto. O truque contribui para que os poros fiquem fechados, evitando os problemas causados pela oleosidade da pele. Como alternativa, também é possível utilizar compressas ou realizar a lavagem do rosto com uma água bem gelada.

Água termal – O líquido, que é extraído das estações termais francesas, é mais mineralizado do que a água comum e ainda possui propriedades anti-inflamatórias. Tal característica contribui para refrescar, hidratar e acalmar a pele sensível. Manter uma rotina de cuidados com a cútis é essencial antes de aplicar produtos que possam danificá-la.

Primer – Outra dica imprescindível é a utilização do primer antes de seguir para os próximos passos. Muita gente acaba optando por pular essa etapa, mas ela é essencial para dar um acabamento mais profissional à make, já que fixa melhor a base e reduz a oleosidade.

  • Escolhendo o que usar em cada parte do rosto

Pele – Principalmente quando se tratam de eventos noturnos, uma boa dica é aplicar o pó translucido ou compacto para selar a make após a aplicação do corretivo e da base. No entanto, é muito importante tomar cuidado com exageros que podem, além de deixar um aspecto muito carregado, ficar com aquele conhecido rosto de “fantasma” nas fotos com flash.

Boca – Quando o objetivo é que a make permaneça por mais tempo intacta, o ideal mesmo é evitar o gloss. A não ser que você esteja sempre retocando, o brilho do tipo de batom sai rapidamente (e ainda pode ficar com aquelas marquinhas brancas no entorno dos lábios por conta do acúmulo do produto).

Outra dica para fazer com que a cor permaneça por mais tempo nos lábios é utilizar um lápis de boca (de mesma tonalidade), antes de passar o batom. No entanto, é importante ressaltar que não adianta apenas fazer o contorno, é necessário também preencher todo o volume dos lábios.

Olhos – O rímel ou máscara de cílios à prova d’água pode ser um truque de muita funcionalidade para evitar aqueles tão indesejados líquidos escorridos embaixo dos olhos – principalmente para quem possui a pele oleosa. A dica funciona, mas não deixe de tomar cuidado com os fios quando for retirar o produto dos olhos. Opte pelo uso de demaquilantes.

Além do rímel, um outro truque para a região está na hora de usar a sombra. Comece aplicando uma versão cremosa para a base e depois passe uma camada bem fina de outra em pó de mesmo tom. O ideal é não exagerar para que os olhos não fiquem excessivamente carregados.

  • Finalização

Uma boa forma de como fazer a maquiagem durar mais é finalizá-la com um spray fixador. Basta uma borrifada para garantir um efeito mais duradouro em sua make. Para quem não sabe, é possível encontrar o produto em farmácias e perfumarias com facilidade.

Leia também: