15 dicas para limpar a casa corretamente e evitar alergias

Consultamos especialistas que sugeriram dicas preciosas de como evitar alergia em casa

como evitar alergias
Foto: Thinkstock

As reações alérgicas do organismo acontecem por diversos motivos e vários fatores – produtos químicos, remédios, alimentos, pó, entre outros – e podem causar uma reação negativa no corpo. Além disso, a alergia afeta aproximadamente 35% da população brasileira, segundo dados da OMS.

Um dos fatores mais comuns que desencadeiam uma reação alérgica é o pó, além de ácaros, fungos e bactérias, que também contribuem para a piora do quadro e, consequentemente, no desenvolvimento de problemas mais sérios, que envolvem aspectos dermatológicos e respiratórios, fazendo com que várias pessoas deem prioridade às dicas de como evitar alergia.

Você sabia que muitos dos causadores destes males estão alojados em casa? Eles estão no banheiro, na cozinha e até mesmo na sua cama! Para evitá-los, siga as orientações de nossos especialistas e aprenda a higienizar corretamente cada cômodo de seu lar.

Como evitar alergia: 15 dicas de limpeza para evitar o problema

como evitar alergia

Foto: Thinkstock

1 – Deixe janelas abertas

Durante o dia, deixe as janelas abertas para que a luz do sol possa entrar e haja circulação de ar no ambiente. “Evite objetos que acumulam poeira, como livros, brinquedos e bichos de pelúcia, que devem ser guardados em sacos plásticos”, orienta Luis Felipe Chiaverini Ensina, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI).

2 – Cuide de travesseiros e colchões

Se não houver o cuidado necessário, a cama pode ser um local de abrigo para diversas bactérias, fungos e ácaros. Por isso, use uma capa plástica protetora no colchão e nos travesseiros. Além disso, trocar a roupa de cama semanalmente e colocar colchões e travesseiros no sol a cada quinze dias também ajudará na prevenção de males no seu local de descanso.

3 – Lave e seque panos

Os panos de limpeza que você usa na cozinha ou para limpar o chão não precisam ser descartáveis, no entanto, devem receber a devida atenção e serem lavados após o uso, sendo que seu armazenamento deve ser feito somente após secarem completamente.

4 – Buchas merecem atenção

A esponja de lavar louça também pode alojar bactérias, principalmente quando úmidas. Portanto, depois de lavar a louça, enxágue bem a esponja e guarde-a em um local onde possa secar. Para higienizá-la corretamente, é importante ferver o item durante 3 a 5 minutos após cada lavagem.

5 – Armazene corretamente os alimentos

Após abertos, alimentos como açúcar, arroz e macarrão devem ser armazenados em potes, caso contrário poderá atrair insetos indesejáveis, como os famosos “carunchos”.

como evitar alergia

Foto: Divulgação

6 – Limpeza do chão

O chão é uma das partes mais sujas da casa (além de acumular muito pó) e deve ser limpa sempre quando possível. No entanto, não exagere nos produtos de limpeza, pois o cheiro forte poderá causar reação alérgica. Portanto, prefira os produtos com cheiros mais suaves ou naturais.

7 – Substitua a vassoura

A vassoura pode ser um item prejudicial para quem sofre com alergia, pois acaba espalhando a poeira. Então, que tal trocá-la por um aspirador de pó? Depois de fazer a limpeza no chão, você pode aproveitar para higienizar sofás, almofadas, cortinas e tapetes.

8 – Troque cortinas

Cortinas com tecidos pesados acumulam mais poeira e são muito difíceis de lavar, fazendo com que algumas pessoas façam a higienização do item esporadicamente. Portanto, troque ou escolha cortinas de tecidos leves, que sejam de fácil lavagem, ou recorra às persianas, que podem ser higienizadas com um pano úmido.

9 – Prefira tapetes fáceis

Tapetes peludos podem ser lindos e deixar o ambiente mais elegante, no entanto, dependendo de sua espessura, pode acabar sendo um fator que contribui para o desenvolvimento ou piora de alergias. “Os tapetes não devem ser muito peludos para que possam ser lavados ou aspirados com frequência”, destaca Luis Felipe.

10 – Cuidados com toalhas

Se as roupas de cama devem ser trocadas semanalmente, os itens de banheiro precisam ainda mais de atenção, já que o ambiente é úmido e mais propenso para o desenvolvimento de bactérias. Pendure as toalhas de mão e de rosto sempre esticadas para que possam secar. E, como são de uso coletivo, troque-as a cada dois dias.

como evitar alergia

Foto: Divulgação

11 – Limpe a área do banho

Manter a higiene do banheiro também é uma dica importante de como evitar alergia. A cortina ou box, por exemplo, devem ser lavados semanalmente.

12 – Tenha vários panos de limpeza

De acordo com Marcos Antônio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), na hora da limpeza é ideal ter um pano para cada cômodo, além de uma peça específica para higienizar o vaso sanitário.

13 – Separe escovas de dente

Esta dica de como evitar alergia vai para as escovas de dente, que parecem inofensivas, mas também podem transmitir bactérias. Depois de usá-las, é recomendado que elas sejam armazenadas em local fechado (como um armário) e não deixar que as escovas entrem em contato.

14 – Não fume em casa

Ao fumar dentro de casa, a fumaça do cigarro pode prejudicar e até mesmo agravar a situação de quem já sofre de alergias ou doenças respiratórias. Portanto, crie o hábito de fumar fora de casa ou próximo à janelas.

15 – Atenção com os pets

O ideal é que os animais de estimação sejam mantidos fora de casa, pois soltam muitos pelos e acabam desenvolvendo ou agravando o quadro. Mas se você não abre mão do hábito ou mora em apartamento, a última dica de como evitar alergia em casa é forrar os locais em que eles dormem com panos fáceis para ser retirados e lavados.

Texto: Natália Ortega e Monique Lima

LEIA TAMBÉM: