Como estimular a audição dos seus filhos

Com um mês de vida, o sistema auditivo dos bebês está plenamente desenvolvido. Confira algumas maneiras de estimular a audição do bebê.

Bebê brincando com tubo de chuva
FOTO: Samara Rifai

Com um mês de vida, o sistema auditivo dos bebês está plenamente desenvolvido. Porém, leva um tempo até que ele consiga compreender o que se passa à sua volta e responda aos estímulos sonoros. Por isso, é importante trabalhar os sons desde essa faixa etária, logo que as crianças começam a frequentar a creche. Confira algumas maneiras de estimular a audição dos seus filhos:

Escolha um momento em que o bebê esteja bastante calmo e chame a sua atenção para barulhos já conhecidos por ele: faça imitações com a boca, estale os dedos, bata as palmas das mãos uma na outra. Explore sons rotineiros:

• Deixe a água escorrer um pouco durante o banho. Fale com o bebê, despertando o seu interesse para que ele perceba o som.

• Na cozinha, use o ruído da válvula da panela de pressão como estímulo auditivo.

• Separe tampinhas de garrafas, conchas de feijão feitas de plástico, potes e outros objetos do cotidiano. Espalhe tudo pelo chão, para que as crianças manipulem e descubram os sons que produzem.

• Confeccione um tubo de chuva, conforme o passo a passo a seguir. Esse instrumento é bem interessante para favorecer a percepção auditiva dos pequenos, pois produz um barulho de chuva.

Montagem passo a passo tubo de chuva

FOTOS: Vandercy Júnior

Essa atividade é indicada para crianças até 1 ano de idade.

Consultoria: Gislaine Eloise Cardoso Monteiro Ré, pedagoga
Texto: Bianca Camargo/colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Veja também
Amamentação: cuidados com o bebê
Primeiros passos: cuidados com o bebê
Papinhas prontas: cuidados com o bebê