Como escolher a panela certa? Confira os prós e contras!

Conversamos com a nutricionista Natália Vignoli, que nos contou quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de panela. Agora, se sua preocupação era apenas estética, você vai se surpreender com os perigos de alguns materiais!

panela de alumínio, de vidro, de barro e com teflon
Por Raíssa Pansieri - 09/03/2018

Panela de alumínio, de vidro, de barro e com teflon. Qual é melhor? (Fotos: Shutterstock.com; Stela Handa/Colaboradora; Sylvia Gosztonyi/Colaboradora)

A escolha de uma panela para a sua cozinha deve ir além da função decorativa. Embora existam opções coloridas e estampadas que fascinam qualquer um, o material de fabricação deve ser a preocupação número 1 antes de preparar aquela refeição para os amigos e familiares. Conversamos com a nutricionista Natália Vignoli, que nos contou quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de panela. Agora, se essa dúvida nunca lhe passou pela cabeça, atenção, você vai se surpreender com os perigos de alguns materiais presentes na panela.

Temperatura

As panelas variam quanto à rapidez do aquecimento, a preservação do calor, o tempo de cozimento e o uso de mais ou menos gordura. Tudo isso deve ser levado em conta na hora da compra. “Se pensarmos que um alimento, ao ser cozido por muito tempo, perde parte de seus nutrientes, podemos concluir que as panelas que são aquecidas mais rapidamente e que conservam mais o calor, reduzem a perda nutricional”, completa a nutricionista.

Texto: Felipe Ohno/Colaborador | Consultoria: Natália Vignoli, nutricionista

LEIA TAMBÉM: