O que é e como desenvolver a empatia no cotidiano

A empatia é um sentimento muito importante para as relações pessoais e pode ser treinada no dia a dia. Veja o que é e como desenvolver a empatia!

Por Angelo Cherubini - 20/03/2017
mulheres sentadas à mesa e conversando, exercitando o que é e como desenvolver a empatia

Foto: iStock/Getty Images

Imagine que você está enfrentando uma fase complicada em sua vida pessoal, mas conta com algum familiar ou amigo para desabafar sobre as dificuldades e ter o apoio que tanto precisa. Ou, então, pense na possibilidade de conquistar um grande sonho e ter alguém ao seu lado para compartilhar essa felicidade, sem nenhum sentimento de inveja ou desvalorização do seu êxito. Compartilhar grandes acontecimentos com outra pessoa vai muito além da amizade. Na verdade, essa questão requer uma maior compreensão entre os dois lados e tem um nome e uma explicação: empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Para desenvolvê-la no seu dia a dia, o Portal Alto Astral produziu um vídeo com dicas, confira:

No cérebro

Agora, provavelmente, você deve estar se perguntando o que cérebro tem a ver com o posicionamento de uma pessoa em relação à outra. O começo dessa viagem está em meados da década de 1990, na Itália. Em um experimento com macacos, um grupo de neurocientistas da Universidade de Parma identificou, acidentalmente, a existência dos chamados neurônios-espelho.

Esse sistema funciona, basicamente, da seguinte maneira: ao realizar determinada ação, certas células são ativadas. A partir dessa pesquisa, notou-se que, quando apenas se observa alguém tomando alguma atitude semelhante, os mesmos neurônios reagem. Por meio desse sistema, desenvolve-se a capacidade de representar ações alheias no cérebro por parte de quem observa.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação – Vídeo: Vanessa Sueishi

Foto: iStock/Getty Images