5 truques simples para ‘desencolher’ roupas após a lavagem

Aprenda cinco truques caseiros que farão a sua peça voltar ao tamanho normal e medidas para prevenir o problema

como desencolher roupa
Foto: Shutterstock

Você acabou de comprar o vestido novinho que tanto queria, colocou na máquina de lavar e na hora de tirar percebeu que ele diminuiu de tamanho. Quem nunca passou por essa situação? Pode parecer engraçado, porém é mais comum do que se imagina. Nesses casos, saber como desencolher a roupa pode ser um trunfo para não perder aquela peça tão querida.

Mas, afinal, por que isso acontece?

Na hora da fabricação, as roupas passam por um processo em que são esticadas. Assim, suas fibras, seja de algodão, linho ou lã, ficam maiores e mais espaçadas, o que dá um formato largo as peças. Porém, quando são lavadas, elas podem acabar voltando ao seu estado normal.

Além disso, além do fator tempo, muitas vestimentas também não possuem qualquer tecnologias anti-encolhimento, o que ajudaria em uma durabilidade maior dos seus efeitos. Em contrapartida, roupas feitas de materiais sintéticos não costumam diminuir de tamanho, uma vez que suas fibras não passam por esse ajuste.

Outra coisa que pode encolher as peças é a secadora ou água muito quente. Temperaturas altas têm esse efeito sobre indumentárias feitas com tecidos de fibras naturais.

Dicas fáceis de como desencolher a roupa

A primeira coisa a se fazer quando uma peça encolheu é vesti-la e esperar que ela se ajuste ao corpo ou laceie. Caso isso não resolva o problema, aposte em uma das técnicas a seguir.

1. Shampoo de bebê

Esse truque é ideal para roupas feitas de algodão, lã e casimira. Coloque 15 ml de shampoo de bebê para cada 1 litro de água morna em um balde. Mexa suavemente e reserve por 30 minutos, para que as fibras das roupas possam “relaxar”, e assim voltar ao tamanho normal.

Para secar a roupa, torça bastante para retirar o excesso de água e não enxágue a peça. Para retirar o restante de água, você pode espremê-la entre duas toalhas. Depois, deixe a roupa estirada secando, e a tendência é que ela volte ao tamanho normal.

2. Vinagre

Encha um balde com 1 litro de água morna e adicione meio litro de vinagre para cada litro de água. Esse produto tem substâncias capazes de relaxar as fibras das roupas. Mergulhe as peças na mistura e deixe de molho por 25 minutos. Depois desse tempo, manuseie as peças e puxe-as com cuidado, para esticar as fibras. Deixe-as novamente no preparo por mais 10 minutos.

Para secar a roupa, torça bastante para retirar o excesso de água e não enxágue a peça. Coloque as roupas entre duas toalhas e sacuda ou bata por 15 minutos. Depois, coloque-as em um cabide e deixe secar.

3. Bicarbonato de sódio com vinagre

Além de ajudar a desencolher suas peças, esse método também pode remover manchas e mau odores. Dissolva duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio em dois litros de água quente. Deixe a roupa descansar por duas horas. Depois, basta enxaguar bem com um copo de vinagre branco e água fria.

4. Amaciante

Coloque a peça em um balde com um medidor de amaciante para cada quatro copos de água morna. Deixe a peça de molho por um dia, longe do sol. Depois, retire da mistura e não torça. Enxágue bem com água para remover todo o produto e coloque-a estendida no varal, de forma bem esticada.

5. Condicionador de cabelo e vinagre

O produto ajuda a relaxar as fibras e torná-las mais flexíveis. Por isso, misture em um balde 1/4 de xícara de condicionador de cabelo, 1/4 de xícara de vinagre branco e agua morna (até a metade do recipiente). Deixe-a imersa por 30 minutos. Depois, estique-a suavemente, aumentando o espaço entre os materiais. Estenda à sombra sem torcer e espere até que seque.

Como evitar o problema

Agora que já sabe como desencolher a roupa, para prevenir de sempre recorrer a uma dessas soluções, o recomendado é se atentar a algumas medidas.

  • Leia as etiquetas das roupas para saber quais são as formas corretas de lavagem;
  • Se usar a secadora, evite temperaturas muito elevadas;
  • Tente sempre colocá-la no corpo após a lavagem, para que possa avaliar se consegue ou não aumentar de tamanho;
  • Evite lavar roupas feitas com tecidos de fibras naturais em água quente.

Leia também: