Veja como deixar sua concentração turbinada

Manter o sono regulado e saber ser organizada durante o dia a dia são alguns dos passos para aprimorar a concentração; veja mais!

mulher-triste-pensando-concentração
FOTO: iStock.com/Getty Images

Conhecer formas de melhorar o foco e aprimorar a concentração é essencial para o dia a dia, ainda mais quando se tem um objetivo em mente, como um vestibular ou concurso público. Então, a seguir, descubra dicas simples e eficazes para potencializar sua concentração.

Lide com as dificuldades primeiro

se você tem um filho, deve saber o quanto é difícil se concentrar em alguma coisa quando ele está doente. Ou então, se está passando por um momento complicado no trabalho, também tem o foco comprometido.

Partindo disso, vale seguir a dica do psicólogo Bayard Galvão: “Perceba seu estado mental e tente observar se você está com algum desconforto emocional que exija ser resolvido agora, pois tentar se concentrar enquanto passa por um problema que não sai da sua cabeça pode se mostrar uma tarefa impossível”.

Respeite seus limites

Um dos pontos mais importantes para conseguir fazer a concentração funcionar é reconhecer os limites da sua própria energia, pois não é incomum encontrar pessoas que tenham alcançado seus limites e, mesmo assim, continuam insistindo em resolver um problema ou uma atividade, sem atingir resultado algum. “Essas pessoas acabam por só fazer bobagem ou não encontram uma solução decente para o problema que estejam enfrentando”, complementa o psicólogo.

mulher-triste-pensando-concentração

FOTO: iStock.com/Getty Images

Seja organizada

Crie um cronograma para cada dia da semana – e não deixe de segui-lo! “Execute uma tarefa, no máximo, por um período de 50 minutos, sem interrupções. Intercale com período de relaxamento”, indica Vanessa Müller, neurologista.

Use essas pausas para responder mensagens, ir ao banheiro ou beber água. Além disso, não faça muitas coisas ao mesmo tempo, pois, ao acumular inúmeras tarefas, torna-se quase impossível se dedicar totalmente a elas, e o resultado não será dos melhores.

Durma bem

Uma boa noite de sono é fundamental para ter uma boa concentração, já que o cansaço é um dos piores inimigos dessa habilidade.

Além disso, Vanessa cita outras ações que devem ser evitadas, como “dormir com a televisão ligada, ingerir bebidas estimulantes como o café e o guaraná após às 18h, e utilizar a cama apenas para dormir e não para ver TV ou trabalhar”. Lembre-se de seguir essas pequenas dicas para garantir que a mente esteja relaxada e, com isso, melhorar o trabalho da concentração.

 

Leia também!

Como as tecnologias interferem na sua concentração

Para aprender melhor: sono mais regulado

 

Texto e entrevistas: Larissa Tomazini – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Bayard Galvão, psicólogo clínico, hipnoterapeuta e palestrante; Vanessa Müller, neurologista