6 dicas infalíveis para deixar o seu pano de prato branquinho

Receitas e ideias especiais para deixar essa peça impecável, evitando a transmissão de bactérias

como deixar pano de prato branco
Foto: Shutterstock

Molhou, sujou, encardiu, lambuzou… E agora? Como deixar o pano de prato branco de novo? Embora seja uma peça indispensável na cozinha, se não for bem higienizada, ela pode se tornar fonte de bactérias.

Para evitar que essa ameaça chegue aos seus alimentos, o ideal é trocá-la periodicamente e lavá-la da maneira mais adequada. Quer saber como fazer isso de uma forma simples e prática? Separamos algumas dicas de sucesso que vão ser uma mão na roda na hora de tirar as sujeiras do pano.

Receitas e orientações especiais de como deixar o pano de prato branco

1. Encardidos ou amarelados

Para clarear o pano de prato encardido, aposte em um molho poderoso. Use água, água sanitária e sabão em pó. Mas, lembre-se: a água sanitária só pode ser aplicada se o pano for branco, pois os coloridos irão desbotar. Antes de colocar a peça nesse preparo, esfregue com sabão de coco. Depois deixe na solução por 6 horas. Retire, esfregue novamente e enxágue.

2. Manchas em geral

Aplique detergente de lavar louças ou água oxigenada 10 volumes sobre o tecido ainda seco, sem molhar, para remover qualquer espécie de sujeira. Esfregue e, depois, deixe agir por 2 horas em água com sabão em pó bem dissolvido. Esfregue novamente e enxágue bem.

3. Pano de prato engordurado

Para remover de vez as gorduras, ferva os panos de prato por 10 minutos em uma solução fácil de fazer. Existem três combinações que além da gordura, também removem bolor. Tome nota:

  • Opção 1: água + sabão em pó + bicarbonato de sódio
  • Opção 2: água + rodelas de limão;
  • Opção 3: água + bicarbonato de sódio + sal de cozinha.

4. Remover o bolor

Esfregue as manchas com um sabão de coco, depois coloque as peças ainda encharcadas (com água e sabão) dentro de um saco plástico transparente e amarre. Deixe sob algum feixe de sol e mantenha o saco molhado por algumas horas e finalize enxaguando os panos. Essa técnica é do estilo “estufa”, e você pode complementar ela com o molho de água, sabão em pó e água sanitária. Deixe secar no sol.

5. Máquina de lavar

Os panos de prato também podem ser higienizados em máquinas de lavar. Basta regular as opções, seja de roupa branca ou encardida, com o ciclo baixo de água. Coloque amaciante e deixe as peças para secarem à sombra ou no sol. Detalhe: não coloque os panos de prato para lavar junto com outras toalhas (de rosto, corpo), ou mesmo roupas.

6. Conservar o branco dos panos novos

Para manter o branquinho dos panos mais novos, sem precisar esfregá-los a cada sujeirinha, existe a técnica de quarar o pano de prato no micro-ondas. Pegue a peça, molhe e esfregue com sabão de coco. Sem enxaguar, coloque o pano em um saco plástico (pode ser sacola de mercado), e amasse bem, para sair todo o ar de dentro. Coloque no micro-ondas por 1 minuto e meio e tenha cuidado na hora de tirar o saquinho, já que vai estar bem quente; depois disso, apenas enxague o pano para retirar o sabão e estenda.

É importante saber!

Para quem cozinha todo dia e faz frituras, é recomendado trocar o pano diariamente, evitando o acúmulo de sujeira e a proliferação de fungos e bactérias. Quem cozinha esporadicamente, não faz fritura ou só prepara lanches, pode substituir a peça a cada 2 dias. Também é importante evitar deixar o pano molhado, colocando-o sempre para secar após o uso.

Leia também: