Como deixar os bebês confortáveis no verão

Além dos cuidados básicos com bebês no sol, sabemos que problemas respiratórios podem afetar os pequenos nessa época. Confira como minimizar seus efeitos.

Criança de roupão
Foto: IStock.com

Além dos cuidados básicos com bebês e crianças sob o sol quente, sabemos que alguns problemas respiratórios podem afetar os pequenos nessa época do ano. Entrevistamos Hugo leite, professor da disciplina de Otorrinolaringologia da Unirio, que tirará dúvidas sobre como minimizar seus efeitos e deixar as crianças livres para brincar no verão!

crianças brincando no jardim

Foto: Shutterstock

O ar condicionado pode prejudicar a saúde do bebê?

Aparelhos de ar condicionado podem ajudar ou atrapalhar as pessoas em geral. Em locais onde as temperaturas são mais elevadas o ar condicionado pode ser um grande aliado para obter temperaturas agradáveis para toda a família, inclusive os bebês, principalmente para uma boa qualidade de sono. Porém, também pode ser um problema por dois motivos: podem causar problemas por uma limpeza inadequada dos filtros e reduzir a umidade do ar. Por isso, é necessário fazer a limpeza adequada e regular do aparelho. 

Qual o problema respiratório mais comum?

É o ressecamento das mucosas. No verão, com poucas chuvas há uma redução da umidade relativa do ar, e essa situação é acentuada pelos aparelhos de ar condicionado. O nariz precisa aquecer, filtrar e umidificar o ar que chega aos pulmões. Se esse ar tiver pouca umidade, o trabalho do nariz aumenta, e isso pode causar o ressecamento da mucosa respiratória. Esse ressecamento pode levar a maior chance de outros problemas respiratórios, como crises de alergia e resfriados.
Criança de roupão

Foto: IStock

Há soluções caseiras que possam prevenir os problemas respiratórios?

Para minimizar os problemas decorrentes da baixa umidade é possível colocar toalhas molhadas dentro dos ambientes com ar condicionado. É possível também o uso de bacias com água, mas estas podem causar acidentes, portanto, as toalhas são mais vantajosas. Além disso, é preciso fazer a limpeza dos filtros e manutenção adequada dos aparelhos de ar condicionado. Para evitar o ressecamento das mucosas é preciso também manter os bebês bem hidratados, e se houver a recomendação médica, pode-se também umidificar as mucosas nasais com soro fisiológico.

Dê dicas que ajudem os pais a minimizar o desconforto dos pequenos na estação:

O importante é manter sempre os pequenos com roupas adequadas, semelhantes às dos adultos. Se você está com calor, o bebê também deve estar. Pode-se utilizar os aparelhos de ar condicionado sem problemas, desde que observados os cuidados necessários. Importante no entanto evitar choques de temperatura, fazendo trocas frequentes de ambientes com e sem refrigeração.

Consultoria: Hugo Leite, otorrinolaringologista, titulado pelo MEC, pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

LEIA TAMBÉM