Saiba como criar um site para o seu negócio

Veja como é fácil criar um site e descubra que é possível ampliar seu negócio com ajuda do mundo virtual. E sabe o que é o melhor? Dá pra fazer sem gastar!

mulher mexendo no computador
Foto: Shutterstock

Está em busca de criar um site para o seu negócio? Veja dicas para criar um site sem mistérios e veja que é possível ampliar seus negócios com ajuda do mundo virtual.

Por onde começar a criar um site?

Para criar seu site você vai precisar de uma plataforma como base. As mais comuns são o WordPress, Blogger, Wix e Weebly. O primeiro passo é acessar o site dessas empresas e verificar qual delas melhor preenche seus interesses e qual mais te atrai visualmente. Pesquise também o que cada plataforma oferece de facilidade e as qualidades de cada uma. Um ponto positivo é que elas permitem que você crie o site sem gastar nada.

Essas empresas já oferecem o tema (também chamado de template) para você escolher. O tema é o desenho da página, as cores do fundo, as colunas, o formato, etc… São diversas opções à sua disposição. Escolha o que mais combina com o estilo do seu negócio! As plataformas também já oferecem ferramentas prontas para a personalização do site, porém com opções limitadas. Caso você queira mais ferramentas, é preciso contratar o serviço pago oferecido por elas.

Cada uma dessas plataformas possui o seu modo de formatação, de inserir imagens, editar texto entre outras ferramentas. Contudo, existem certas funcionalidades que podem ser aplicadas a todas elas. A compra de um domínio, por exemplo, pode ser feita independentemente da plataforma que você escolher e é também opcional. Você não precisa ter um domínio para que seu site funcione.

mulher mexendo no computador - como criar um site para o seu negócio

Foto: Shutterstock

Como ter um domínio?

Para que seu site seja autenticado e tenha o “.com.br” é necessário comprar o domínio dele, ou seja, o direito de usar aquele nome na internet. A compra deve ser feita pelo site registro.br, onde você pode descobrir se o nome que deseja para seu site já existe ou se está liberado para uso. O valor do domínio costuma variar conforme o provedor de registro e custa por volta de R$ 30 anualmente. A principal diferença entre ter um domínio próprio é que na barra de endereço você substitui o nome da plataforma pelo “.com”, por exemplo: seusite.wordpress.com (se você estiver usando a plataforma WordPress), ficará com domínio www.seusite.com.br

Você também pode hospedar seu site em uma dessas plataformas, pagando uma mensalidade pelo serviço. A partir do momento que você contrata a hospedagem, a plataforma passa a ser instalada e configurada por você, dessa forma é possível usar mais ferramentas para personalizar seu site, deixar o layout como quiser e editá-lo com mais liberdade. Porém, pense bem antes de adquirir a hospedagem, pois exige um nível técnico mais avançado para utilização.

Conheça as plataformas:

O que não pode faltar?

Para deixar seu site mais completo, certas informações não podem ser deixadas de fora! Confira quais são:

  • Deixe seus contatos visíveis (telefone, Facebook, e-mail…)
  • No caso de ter um site para divulgação e venda de doces, por exemplo, mantenha seu cardápio com preço e sabores sempre atualizado.
  • Esclareça seu esquema de trabalho, como encomendas, embalagens, modo de pagamento e entrega.

Redes sociais e aplicativos!

Atualmente as redes sociais são o principal canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Por isso, não se esqueça de criar uma página no Facebook, um perfil no Twitter e também no Instagram. O contato com os clientes é essencial e faz toda diferença na hora de expandir os negócios.

No Facebook, você pode trabalhar com textos e imagens, postar conteúdo, criar álbuns de fotos, conversar com clientes via chat, visualizar e responder comentários com mais facilidade. Também poderá acompanhar o alcance de postagens através dos compartilhamentos e das visitas na sua página. É importante manter a página sempre atualizada, com informações, preços e novidades atuais e diárias.

Pelo Twitter você pode fazer anúncios rápidos, postar imagens de seus produtos e divulgar os links das postagens que fizer no site e no Facebook.

o Instagram é o melhor lugar para você postar fotos dos seus produtos! Imagine esse aplicativo como a vitrine de sua loja. Caprichar na fotografia, deixá-las bem produzidas são dicas infalíveis para atrair novos clientes.

Vale a pena contratar alguém?

Às vezes é mais fácil investir em um profissional na área digital. Web designers são pessoas especializadas na criação e formatação de páginas para internet e cobram pelo serviço. Caso você não consiga criar um site, consulte o orçamento com um desses profissionais e veja se você pode arcar com esse valor. Faça as contas para não contrair dívidas.

Consultoria: Diego Melo | Texto: Lucas Ferreira/Colaborador

LEIA TAMBÉM