Como combater a ansiedade na dieta?

A ansiedade é um problema que pode colocar toda sua dieta a perder. Por isso, saiba como identificar o problema e crie formas de deixá-la bem longe

Mulher que tem ansiedade comendo guloseimas que estavam na geladeira
Foto: iStock/Getty Images

Só de falar em dieta você já fica impaciente e angustiada, pensando no cardápio e no que poderá ou não comer? Pois é, a ansiedade ao seguir um plano de emagrecimento, muitas vezes, cria a compulsão por se alimentar de forma exagerada e até mesmo sem ter fome. Perder peso não é fácil e nem acontece do dia para a noite e o esforço para emagrecer já começa na hora em que você decide que precisa de reeducação alimentar, comer em menor quantidade e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do que coloca no prato. Para isso é preciso muita disciplina e controlar os hábitos alimentares e os desejos impulsivos por atacar a geladeira fora de hora.

Mulher que tem ansiedade comendo guloseimas que estavam na geladeira

Foto: iStock/Getty Images

Mantenha o controle sobre você

Comer está entre suas principais fontes de prazer? Se sim, cuidado! Para identificar o quanto a ansiedade influencia em seu apetite e em quais momentos ela se manifesta, é preciso analisar se você desconta suas frustrações, problemas e desilusões ou até mesmo busca uma recompensa na comida para o que acontece em seu dia a dia. E saiba que, depois disso, o que pode sobrar é o sentimento de culpa e alguns quilinhos na balança

Afaste a ansiedade

• Alimente-se de três em três horas ou, pelo menos, não fique tanto tempo sem comer.
• Faça as refeições sem pressa e em locais adequados. Não use celular ou computador e nem assista à televisão.
• Exercícios físicos auxiliam não apenas na hora de manter a boa forma, como também descarregam a tensão e liberam substâncias relaxantes no organismo.
Procure a ajuda de um psicólogo para superar os problemas pessoais que podem resultar na compulsão alimentar.
• Meditação e ioga ajudam a relaxar e, consequentemente, diminuem a vontade compulsiva por comida.
Consuma alimentos que atuam contra a ansiedade, como laranja, camomila, espinafre, semente de girassol, frango e atum.

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Mude seus hábitos

• Pare de comer com pressa, no sofá ou vendo televisão. Nada pode atrapalhar nem tirar a concentração na hora da comida, caso contrário, você não presta atenção no que está consumindo e, quando perceber, já passou da conta.
• Não pule refeições e nem fique muito tempo sem ingerir alguma coisa. Isso faz com que o organismo estoque gordura e você extrapole na próxima refeição.
• Evite encarar doces e alimentos calóricos como proibidos. Isso torna a dieta um martírio e cedo ou tarde você cederá à tentação de comer alimentos fora do cardápio recomendado. O certo é comer de tudo, mas com moderação.
• Não resistiu ao bombom ou àquele hambúrguer apetitoso? Tudo bem, mas deixe o deslize virar um hábito e não adie a dieta para a semana seguinte!

Texto: Júlia Prado Consultoria: Cecília Zylberstajn, psicóloga, psicodramatista e psicoterapeuta de São Paulo