Saiba como aumentar seu foco em 6 passos

O foco é uma capacidade essencial para quem quer ter uma rotina mais produtiva, livre de distrações. Confira 6 dicas simples para ser mais focada

celular-foco-distracoes-rapaz-computador
FOTO: Shutterstock.com

Em uma rotina cada vez mais sobrecarregada e cheia de tarefas, é comum que, em certos momentos, ocorram alguns desvios de foco, seja em uma conversa com um colega de trabalho ou o simples fato de pegar o celular para checar o horário e esquecer o que ia fazer a seguir.

Para evitar essas situações, confira, na sequência, algumas dicas que poderão ajudá-la na potencialização da sua concentração. Certas atividades são mais simples, já outras envolvem práticas mais avançadas que requerem o auxílio de profissionais de cada área. Então, prepare-se, porque agora é atenção total!

celular-foco-distracoes-rapaz-computador

FOTO: Shutterstock.com

1. Estabeleça metas de acordo com seu ritmo. Organizar um cronograma diário faz com que você consiga conquistar os planos almejados. Além disso, contribui para uma concentração maior no que foi destinado para cada dia, sem nenhum tipo de confusão.

2. Aprenda a lidar com o insucesso. Muitas vezes, você não vai conseguir se concentrar da maneira que deseja. No entanto, isso não é o fim do mundo. Entenda que esses momentos devem servir como estímulo para se superar na próxima vez. Além disso, tente identificar as possíveis falhas que podem ser melhoradas.

3. Saia da rotina! Evite repetir a mesma atividade por dias consecutivos isso pode causar exaustão desnecessária e atrapalhar ainda mais a sua concentração. Caso tenha mais de uma coisa complexa para fazer, distribua-as no decorrer da semana.

4. Pratique ioga, meditação e mindfulness. Com o auxílio de especialistas nessas práticas e com o tempo necessário, será possível chegar a resultados satisfatórios, já que são alternativas que potencializam a capacidade de concentração por meio do foco e da respiração.

5. Para quem busca algo mais avançado, também vale a pena investir na Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr). Essa técnica altera e equilibra a atividade cerebral por meio de um campo magnético, ou seja, estimula o cérebro sem que exista um esforço direto da pessoa. Com isso, áreas responsáveis pela concentração, como o córtex pré-frontal, seriam potencializadas. Mas é essencial procurar um profissional capacitado para realizar o processo.

6. Por último e, sem dúvida, uma das mais importantes é a autoconfiança. Acreditar em você mesmo pode fornecer estímulo maior, mesmo quando as coisas estiverem difíceis. Portanto, junte toda a sua força de vontade e seja seu próprio combustível.

LEIA TAMBÉM

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador