Comida saudável e com gosto incrível? É possível!

Já pensou uma comida saudável ter o gosto da sua "gordice" preferida? Então saiba que isso já é uma realidade de acordo com um estudo recente

mulher-comendo-comda-saudável
FOTO: iStock.com/Getty Images

Você já se perguntou por que toda comida – ou a grande maioria – saudável não atiça tanto o seu paladar quanto aquelas ricas em gordura ou carregadas de açúcar? Se você se reconhece nessa situação, saiba que a solução para os seus problemas pode estar perto!

Químicos do Instituto Nacional de Pesquisas de Agricultura, na França, encontraram uma maneira de “trapacear” e conseguir enganar o próprio cérebro. Eles criaram uma máquina chamada Gas Chromatograph-Olfactometry Associated Taste (GC-OAT), capaz de adicionar um cheiro específico em quase todos os tipos de comida e, com isso, sua mente acredita estar comendo alguma “gordice” quando, na verdade, você está sendo saudável.

mulher-comendo-comida-saudável

FOTO: iStock.com/Getty Images

Desde o começo da pesquisa os resultados foram meio inacreditáveis. Os pesquisadores conseguiram fazer batatinhas sem sal parecerem 40% mais salgadas adicionando moléculas de cheiro de presunto. E a explicação para esse resultado não é tão confusa: é que o sabor dos alimentos é definido pelo cheiro que sentimos.

Infelizmente, os cientistas ainda não conseguem usar essa invenção para todas as comidas, pois existem alimentos que não teriam grandes alterações de sabor com a utilização da máquina.

 

Saiba mais

Alimentos que eram vilões e agora são permitidos na dieta

Alimentação: confira alguns alimentos que controlam as emoções!

Cardápio saudável: dicas para manter o cérebro em dia

 

Texto: Larissa Tomazini – Edição: Giovane Rocha/Colaborador