Aprenda a combinar limão a outros alimentos para ganhar saúde

O limão, quando combinado ao alho e ao mel, é um verdadeiro sucesso contra inúmeros males. Confira alguns deles e turbine sua saúde!

limao-saude-combinacoes-alimentacao
FOTO: Shutterstock

A receita pode ser antiga, no entanto, quando as propriedades presentes no mel, alho e limão são unidas, realmente funcionam como ação preventiva para várias doenças. “Essa combinação de alimentos é muito eficaz na prevenção de gripes e resfriados. O limão ainda tem alta concentração de vitamina C, que é muito importante para aumentar a imunidade”, salienta a nutricionista Fernanda Granja.

Quando acrescidos ao limão, o alho e o mel ajudam a blindar a saúde e a fortalecer o sistema imunológico. “Por ser anti-inflamatório natural, o alho também recupera a imunidade. O mel, por sua vez, é rico em vários nutrientes, como vitaminas do complexo B, C, D e E, além de minerais que atuam na imunidade, como o cobre, ferro e zinco”, acrescenta Fernanda.

limao-saude-combinacoes-alimentacao

Foto: Shutterstock

Alho + limão

Tendo como componente principal a alicina, essencial para atuar na prevenção de várias doenças, o bulbo é uma ótima opção para ser consumido juntamente ao limão. “O consumo de alho pode ajudar a combater doenças cardiovasculares (diminuindo o colesterol total, o colesterol LDL e triglicerídeos no sangue), age no sistema imunológico, e ainda funciona como um poderoso analgésico, antioxidante, anti-inflamatório e anticoagulante”, conta a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Por essas razões, o alho torna-se protetor do coração por prevenir infartos, derrames e atuar no controle da pressão arterial.

limao-saude-combinacoes-alimentacao

FOTO: Istock.com/GettyImages

Mel + limão

Rico em proteínas e sais minerais, o alimento é ideal para adoçar naturalmente sucos, vitaminas, shakes e outras receitas, já que é mais nutritivo que o açúcar comum.

Aliado da saúde, ele contém enzimas que auxiliam o intestino (estimulando contrações nesta área), sendo um grande auxílio para o sistema digestivo. “O mel promove a manutenção da flora intestinal e, consequentemente, a melhora da imunidade. Além disso, ele também contribui para a redução de catarro”, conta a nutricionista Marcela Sansone.

Consultoria Fernanda Granja, Greice Caroline Baggio e Marcela Sansone, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM