Combinações: 5 dicas que vão trazer mais qualidade para o seu cardápio!

As combinações são as soluções para enriquecer seu prato. Para isso, é importante conhecer as propriedades dos alimentos para combiná-los. Confira exemplos!

Gengibre, limão, vareta de madeira, paus de canela, mel, suco
Foto Istock.com/Getty Images

A nutricionista funcional Fernanda Granja explica que é muito importante conhecermos as fontes alimentares de cada alimento, já que cada um possui determinadas vitaminas e minerais. Combinados entre si, eles promovem mais saúde ao organismo!

abacaxi e hortelã

Foto Stela Handa/Colaboradora

 

1. Abacaxi + hortelã

Fim dos inchaços. A hortelã é um ótimo desintoxicante e com o abacaxi, que é uma fruta com bastante água, o líquido do corpo é facilmente eliminado, combatendo assim os inchaços.

2. Mamão + linhaça

Adeus, prisão de ventre. O mamão é rico em fibra insolúvel, que é o mesmo tipo presente na farinha de linhaça. E esse tipo de fibra ajuda a formação do bolo fecal, que em contato com a água, colabora com o bom funcionamento do intestino.

Gengibre, limão, vareta de madeira, paus de canela, mel, suco

Foto Istock.com/Getty Images

 

3. Limão + alho + mel

Corpo protegido. Essa combinação de alimentos é muito eficaz na prevenção de gripes e resfriados. O limão tem alta concentração de vitamina C, o alho contém alicina, que é uma substância antibiótica, e o mel é rico em vários nutrientes, como vitaminas do complexo B, C, D e E.

 

Leia também:

 4. Suco de laranja + verduras escuras

Fim da anemia! Essa combinação é rica em dois nutrientes: ferro e vitamina C. Para que o ferro seja absorvido, é necessária a ação da vitamina C. Por isso, o consumo de laranja (vitamina C) com folhas verde-escuras (ferro) é ótimo para o combate da anemia.

5. Maçã com chocolate

A maçã possui grande quantidade de quercetina, uma substância que reduz as alergias e previne o câncer de pulmão e o de próstata. O chocolate é rico em catequina que, combinado com a quercetina, previne problemas cardíacos e possui ação anticoagulante.

Consultoria funcional Fernanda Granja,  nutricionista