Coloração anti-idade: qual é a melhor cor para tampar os fios brancos?

Investir na cor perfeita para os fios te garante mais jovialidade e naturalidade. Saiba qual a melhor coloração para fios brancos

coloração para fios brancos
Por Yara Lombardi - 05/11/2018

Foto: iStock

Quando os branquinhos começam a aparecer, não precisa se desesperar nem arrancá-los da cabeça. Eles vão continuar nascendo e voltam ainda pior, pois se destacam ficando arrepiados entre os outros fios. Já que não existe tratamento comprovado que evite os indesejáveis fios brancos, uma boa forma de disfarçar é com o uso de tinturas. Você sabe qual a melhor coloração para fios brancos?

A falta de cor dos cabelos ocorre quando as células responsáveis pela melanina (localizadas no bulbo), pigmento que dá cor às madeixas e à pele, param de funcionar. Os fatores genéticos, além do envelhecimento e o estresse, são os principais causadores da perda de cor.

Os fios sem pigmentação podem ser mais grossos e aparentar mais volume aos cabelos. “Alguns fios brancos são muito impermeáveis dificultando a fixação de pigmentos coloridos, principalmente os tons claros”, explica Marcos Coraza, hairstylist do salão Gilberto Cabeleireiros, de São Paulo. Por isso, muitos tonalizantes não “pegam” e ficam com a cor desbotada quando aplicados nas madeixas. Só a coloração é capaz de cobrir totalmente os fios esbranquiçados.

“Os tonalizantes, por não terem amônia, não têm o poder de penetrar nos fios. Ficam apenas na superfície, não escondem os brancos e saem com facilidade”, explica Flávio Dias, hairstylist do salão de beleza Elle e Ella Copacabana, do Rio de Janeiro.

coloração para fios brancos

Foto: Pexels

Coloração para fios brancos: a cor ideal

Para Carolina de Souza, cabeleireira técnica da Lowell, a primeira dica é sempre misturar a cor base e adicionar a uma cor fantasia. Em seguida, aplicar a coloração em até 15 minutos para os pigmentos não oxidarem no recipiente. “É importante fazer um depósito de coloração nos fios e não apenas aplicar e deixar um tempo de pausa maior, em média 45 minutos”, explica Carolina.

Para esconder os primeiros fios brancos, o tonalizante é o mais indicado, pois não resseca e dá brilho aos cabelos. Já quando a quantidade aumenta, é necessário aplicar a tintura.

Rejuvenesça

Os tons mais claros são ótimos para dar uma aparência jovem, pois iluminam o rosto e suavizam os sinais e as rugas. As luzes são uma excelente opção neste caso. “Os brancos desaparecem em cabelos com mais de dois tons, ficando bem disfarçados”, garante Coraza. O segredo para acertar na técnica é colorir muitas mechas bem finas junto à raiz. Converse com seu cabeleireiro para fazer uma análise sobre seu gosto e personalidade para saber qual a opção ideal de tintura e cor. Já quem não quer ficar loira deve escolher cores uniformes e pouco mais escuras do que a natural, para destacar o tom e rejuvenescer.

Beleza é saúde

Depois de recorrer a um profissional de confiança e adequar o tom certo do seu cabelo, é importante manter os fios saudáveis e hidratados. Em casa, use máscaras de tratamento para cabelos tingidos ou com química semanalmente. No salão, faça o retoque da raiz a cada 20 ou 30 dias. Para evitar e efeito desbotado, reaplique a coloração a cada 3 ou 4 meses. Além disso, faça hidratações mensais no salão para evitar a quebra dos fios e selar as cutículas capilares.

Como esconder os fios brancos do cabelo

Foto: Pexels

A melhor coloração para fios brancos para rejuvenescer quem tem pele:

Branca-rosada: tons claros e frios, dourados leves, louro-acinzentado;
Branca-amarelada: loiro-dourado ou acobreado, marrom-acobreado, vermelhos;
Morena-oliva (pele amarelada com fundo esverdeado): tons quentes como castanhos-claros e marrons-dourados;
Morena-clara: marrons-dourados, caramelo, loiro escuro, acobreados;
Negra: avermelhados, castanhos-dourados, marrons dourados.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Marcos Coraza, hairstylist do salão Gilberto Cabeleireiros, de São Paulo; Carolina de Souza, técnica da Lowell; Flávio Dias, hairstylist do salão de beleza Elle e Ella Copacabana, do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM: