“Um copo de colágeno por favor!”

A produção de colágeno diminui com o tempo e os efeitos são sentidos na pele. E se você pudesse retardar esse processo com a ajuda dos sucos?

mulher
As mulheres são as que mais sofrem com a diminuição do colágeno Foto shutterstock.com

O que você acha? Conhecido como sinônimo de combate à flacidez, o colágeno é o responsável por proporcionar sustentação às células, mantendo-as unidas. Ele representa 1/4 de toda proteína do organismo humano e é produzido naturalmente desde o nascimento. No entanto, a partir dos 30 anos há uma perda gradual, resultando no aparecimento das temidas rugas, na diminuição da elasticidade e da firmeza da pele (que se torna mais flácida e perde a hidratação), além de aumentar a fragilidade articular e óssea. Para retardar o envelhecimento e adquirir mais colágeno existem alguns alimentos que podem ajudar, por exemplo: frutas cítricas (laranja), aveia, tomate, beterraba e couve. Que tal consumir esses alimentos de forma refrescante? Confira 5 receitas de sucos que vão te ajudar manter a beleza rejuvenescida.

 

As que mais sofrem

Flacidez, rugas antes do tempo, fragilidade capilar e unhas enfraquecidas podem ser resolvidas com essa proteína. O público feminino é quem mais sofre com a perda de colágeno, pois possui uma quantidade menor dessa proteína no organismo, em comparação aos homens. “Ao atingir a faixa etária dos 45 anos, a mulher sofre uma diminuição na quantidade de fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno, que ao lado de outra proteína, a elastina, sustenta a pele”, destaca o nutricionista esportivo Gabriel Cairo Nunes.

 

Texto: Larissa Faria | Consultoria Gabriel Cairo Nunes, nutricionista; Fábio Krebs, médico e diretor da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte – SBRATE

 

Leia também: