Ciência na cozinha: brincando com os filhos!

Leve os pequenos para a cozinha e ensine brincando! E acredite se quiser: sua cozinha é pura ciência. Confira 6 explicações para tarefas do dia a dia.

pai e filha brincando
FOTO: Shutterstock.com

Leve os pequenos para a cozinha e ensine brincando! Confira 6 curiosidades sobre tarefas do dia a dia. Como o bolo fica fofinho? Por que a panela de pressão cozinha os alimentos mais rápido?

Bolo fofo

bolo de chocolate

 

Sabe qual é o grande segredo da fofura dos bolos? O fermento! Composto basicamente de bicarbonato de sódio e um ácido (pode conferir no rótulo), ele libera gás carbônico quando se dissolve na parte líquida do bolo (leite, ovos, etc). Esse gás tenta de qualquer jeito sair de dentro da massa e, assim, cria bolhas que deixam o bolo fofinho. O forno também ajuda, já que todo o processo é acelerado pelo calor.

Faça você mesmo:
Coloque 1/2 colher (chá) de fermento num copo com um pouquinho de água. A mistura fará a água borbulhar, enquanto o fermento libera o gás carbônico.

Veja também 
Conheça 3 fatos que você não sabia
4 perguntas que as crianças podem fazer
4 brincadeiras para divertir os filhos em viagens

Segredo lacrado

Sabe por que a panela de pressão cozinha os alimentos mais rápido? Por causa da tampa lacrada. Ela faz com que os gases que sobem da ebulição (fervura) da água fiquem presos dentro da panela, deixando só um pouco do vapor sair pelo bico. Assim, a pressão e a temperatura do cozimento aumentam e os legumes cozinham mais rápido.

Não sai, não!

Você já percebeu que o saleiro entope quando o tempo está úmido? É que o sal de cozinha é uma substância que retém água. Quando tem mais gotículas de água no ar, ele absorve e fica pastoso, entupindo o saleiro. Quer uma solução? Coloque grãos de arroz cru ou sementes de pimenta no saleiro: além de “pegarem” uma parte da umidade, eles ajudam a quebrar as placas de sal úmido quando você agita o potinho.

Leite dividido

caixa de leite
Já ouviu falar que o leite “coalhou”? Esse processo nada mais é do que a separação da parte sólida do leite (branca) da líquida (soro), que acontece quando ele fica fora da geladeira. Mas também dá pra coalhar o leite de propósito, como se faz na produção de queijo: é só adicionar vinagre ou limão, que são ácidos.

Faça você mesmo:
Misture 1 colher (chá) de vinagre ou de suco de limão em um copo com aproximadamente 1 dedo de leite morno. Espere alguns minutos e observe o que acontece: a parte sólida do leite vai ficar por baixo do copo, enquanto o soro se acomodará em cima.

Pobres alimentos

Faça chuva ou faça sol, dentro do congelador é sempre inverno. É que o motor do aparelho comprime um gás (aperta bem forte) e, logo em seguida, o libera para o interior do freezer, diminuindo a temperatura. O frio deixa os alimentos bem sólidos e reduz a ação das bactérias (bichinhos que fazem a decomposição), conservando a comida por mais tempo.

Estourei!

pipoca estourando

 

Para o milho virar pipoca, primeiro ele precisa ter umidade (água) em seu interior. Quando aquecido, o grão cria vapores na parte de dentro e estoura, empurrando o amido (parte branca) para fora. Uma curiosidade: na língua tupiguarani pipoca quer dizer “pele que estoura”.

Texto: Adriana Serrano/ Colaboradora Revisão: Jessica Mobílio