Cidade do Cabo: um destino alternativo e surpreendente para os viajantes | Alto Astral

Cidade do Cabo: um destino alternativo e surpreendente para os viajantes

A Cidade do Cabo é um destino surpreendente: muito mais barato que as capitais europeias, mas sem deixar a desejar em nada.

Imagem da Cidade do Cabo a partir de um de seus portos.
Foto: Pixabay/HPBotha

Ela pode até ser a segunda maior cidade da África do Sul, ficando atrás de Joanesburgo em números de habitantes. Mas quando o quesito é turismo, o primeiro lugar é, definitivamente, dela. Estamos falando da Cidade do Cabo, conhecida também pelo seu nome em inglês, Cape Town, a queridinha dos viajantes. Capital do país, a cidade possui uma população de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes e inúmeras atrações para quem deseja conhecê-la, o que a coloca na lista dos destinos mais procurados mundialmente. Gastronomia, natureza, museus, paisagens deslumbrantes: você pode ter um pouco (ou muito) disso tudo em apenas um lugar.

Um país de muitas culturas

Conhecida pela sua multietnicidade, a Cidade do Cabo – e a África do Sul como um todo – possui uma história marcada por muitas disputas e conflitos raciais. No entanto, atualmente, podemos encontrar uma harmonia entre os diversos grupos que a habitam e a influência deles na cultura e paisagem da cidade. São nativos de diversas etnias, como os zulus, xhosa, sotho e tswana. Ingleses, holandeses e alemães também estão presentes neste caldeirão de culturas. A presença dessas populações europeias na colonização do país fez com que o inglês se tornasse uma das línguas oficiais e que lá nascesse um novo idioma, o africâner, que é uma mistura do holandês, alemão e dialetos locais.

A Montanha da Mesa

Pode parecer um nome estranha a se dar para uma montanha, mas ele se justifica pelo seu cume (topo) ser quase inteiramente plano, similar a uma mesa. Esta montanha domina a paisagem da cidade e é um verdadeiro símbolo para seus habitantes: ela aparece na bandeira, brasão e nos selos de documentos oficiais da cidade. Sua importância se dá também no turismo. Os passeios de teleférico te levam ao topo, onde uma vista única e surpreendente de toda a cidade espera por você.

Fotografia da Cidade do Cabo e da Montanha da Mesa

A Montanha da Mesa domina a paisagem da Cidade do Cabo. Foto: Wikimedia Commons

As praias e os esportes radicais

A Cidade do Cabo atrai também os apaixonados por esportes radicais, como o surfistas. A cidade possui muitas praias deslumbrantes, de areias brancas e águas cristalinas. No entanto, as coisas por lá são um pouco diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Mesmo durante os dias mais quentes de verão, as temperatura da água costuma ser baixa, deixando ela bem gelada. Isso acontece pois a cidade está no meio do percurso dos ventos das correntes de ar que vêm da Antártida.

Imagem de uma praia da Cidade do Cabo

As praias da Cidade do Cabo são muito bonitas, mas suas águas costumam ser geladas até mesmo durante o verão. Foto: Wikimedia Commons

Cidade do Cabo, atrações noite e dia

A vida urbana também chama a atenção na Cidade do Cabo. Durante o dia, muitos restaurantes, cafés, livrarias e espaços públicos para visitação estão disponíveis para quem não abre mão de “bater perna” pelas cidades que visitam. Se o seu interesse é museu, irá se surpreender com as possibilidades. Aqui, recomendamos dois, o South African Museu e o Cape Town Diamond Museum ambos oferecem a oportunidade de entrar em contato com a história não só da cidade, mas da formação da África do Sul.

Fotografia da Cidade do Cabo durante a noite.

A vida noturna na Cidade do Cabo é intensa e diversificada. Foto: Wikimedia Commons

A noite, bairros como Tamboerskloof, Loop, Wale e Orange Street são os pontos fortes no quesito bares e baladas. E tem para todos os gostos e bolsos. A Long Street é a rua mais famosa e badalada da vida noturna da Cidade do Cabo e seria uma equivalente à Rua Augusta em São Paulo.

 

LEIA TAMBÉM: