Chocolaterapia: veja como essa tentação pode mais beleza e bem-estar!

Delicioso para o paladar, o chocolate pode ter um papel significativo na manutenção da beleza da pele. Confira também 13 benefícios da chocolaterapia!

A foto mostra uma mulher mordendo uma barra de chocolate, ilustrando a chocolaterapia
Foto: Shutterstock.com

Com um delicioso aroma e uma textura suave, o chocolate, além de ser uma das guloseimas mais apreciadas no mundo, transforma-se num grande amigo da beleza. O tratamento feito a partir do chocolate se chama chocolaterapia.

Usado em tratamentos de estética, a esteticista Emília Roberts explica que o chocolate induz a produção de endorfinas no organismo, que aumentam a atividade de serotonina, um neurotransmissor que favorece o bom humor e uma sensação de bem-estar. A chocolaterapia “também atua sobre a liposis, o mecanismo fundamental na libertação de gorduras”, afirma a profissional.

Como é a chocolaterapia?

As sessões podem ser feitas de acordo com a vontade de cada um. São usados o cacau, o chocolate amargo ou misturado com lamas vulcânicas, para ficar mais potente em casos de dores e tensão muscular. Geralmente, o chocolate é usado em envolvimento corporal, ou seja, um tratamento que inclui:

Por que faz bem?

1. Melhora a silhueta (anticelulitíco);

2. Ajuda a ter mais elasticidade e combate a flacidez;

3. Hidrata e revitaliza a pele (também deixa um aroma muito agradável);

4. É rico em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento;

5. O aroma acalma a mente, atua sobre o sistema nervoso como antidepressivo e favorece o bom humor, dá sensação de bem-estar e combate a ansiedade;

6. Elimina a fadiga diária;

7. Para o rosto, é hidratante, regenerante, anti-envelhecimento;

8. Hidrata e tira o volume dos cabelos.

Na saúde…

9. Comer chocolate meio amargo reduz a tensão arterial. Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Journal of Nutrition, os flavonóides, que estão presentes no cacau, são os responsáveis por aumentar a produção de óxido nítrico, uma substância que dilata as artérias. Isso faz com que haja uma redução da tensão arterial e da resistência à insulina, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

10. O chocolate amargo (por conter flavonóides e magnésio) aumenta a oxigenação do cérebro.

11. A semente do cacau possui uma substância chamada feniletilamina, que também é produzida pelo cérebro quando a pessoa está apaixonada.

12. De acordo com pesquisadores da Universidade Imperial College, de Londres, a teobromina, presente no chocolate, tem o poder de acabar com os ataques de tosse, sem causar efeitos colaterais.

13. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que o cacau em pó possui duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde. A pesquisa revelou que o cacau se mostrou repleto de flavonóides, antioxidantes que podem ajudar a evitar o câncer e doenças cardíacas.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral – Edição: Giovane Rocha

Consultoria: Emília Roberts, esteticista