Saiba como a chia atua na prevenção de doenças e proteja-se!

Você sabia que a chia é uma semente que fortalece o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória e atua na prevenção de doenças? Leia mais aqui!

sementes-chia-beneficios-imunidade
Foto: iStock.com/Getty Images

Podendo ser consumida de inúmeras formas, desde polvilhadas em caldos e sopas, até misturada com iogurtes e sucos, a chia tem o poder de proteger o organismo contra vários problemas, como doenças do coração e diabetes. De quebra, ela ainda é capaz de estimular a perda de peso saudável e favorecer o ganho de massa magra – também conhecida como músculos. “A chia é muito importante para a imunidade, pois limpa o corpo de toxinas no intestino e previne inflamações. Por ser fonte riquíssima de ômega-3, torna-se um alimento protetor do coração e do cérebro”, explica a nutricionista Soraia Azzuz.

sementes-chia-beneficios-imunidade

Foto: iStock.com/Getty Images

Composição poderosa

Nos grãos em geral são encontradas as fibras, que são carboidratos não digeríveis importantes para a regulariza- ção do trânsito intestinal. Elas também contêm ômega-3 em sua composição, uma gordura benéfica essencial para o bom funcionamento de órgãos como cérebro e coração. “A chia ainda apresenta zinco, mineral apontado como protetor cardiovascular e essencial para a produção de enzimas; potássio, importante para contração muscular, regulação da acidez sanguínea, entre outros fatores; e cálcio, importante no fortalecimento de ossos e dentes”, ensina a nutricionista Cintya Bassi. Conheça outras substâncias importantes para o organismo que estão presentes na semente de chia:

  • Manganês: 1 colher (sobremesa) da semente supre, em média, 60% das necessidades diárias desse mineral, que é importante na estimulação do crescimento de ossos e tecido conjuntivo, além de participar da síntese de reações enzimáticas.
  • Cobre: possui importante papel na absorção de ferro, formação de hemoglobina e fortalecimento do sistema imunológico.
  • Vitamina A: 1 colher (sobremesa) da semente possui, aproximadamente, 10% da necessidade diária de vitamina A, que é importante fortalecedor do sistema imunológico, além de proteger a pele e a visão.
  • Vitaminas do complexo B: a Niacina, a Riboflavina e a Tiamina são vitaminas do complexo B encontradas na chia e que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e do metabolismo celular.

Sistema imunológico blindado

Os grãos de chia são ricos em compostos bioativos, macronutrientes como carboidrato e proteínas, fibras e ácidos graxos poli-insaturados (ômega-3). Além de ser possível encontrar nesse alimento grandes quantidades de vitaminas do complexo B (niacina, riboflavina e tiamina) e minerais como zinco, fósforo, cobre e cálcio. Dessa forma, é considerado um ingrediente rico em compostos que fortalecem a imunidade celular, garantindo saúde imunológica. “A presença de alguns antioxidantes (ácido clorogênico, ácido cafeico, miricetina, quercetina e flavonoides) torna a semente de chia um alimento com potencial anti-inflamatório, podendo ser utilizado em situações caracterizadas pela inflamação crônica. Estudos epidemiológicos indicam que um consumo adequado de flavonoides pode atuar positivamente na prevenção de algumas doenças, como as cardiovasculares, embolia e câncer de pulmão e de estô- mago”, afirma a nutricionista Sheila Mustafa.

 

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Cintya Bassi, Sheila Mustafa e Soraia Azzus, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM: