Confira 3 receitas de chás poderosos contra a ansiedade

Os chás são ótimos aliados no combate da ansiedade. Diversos sabores fazem com que eles sejam consumidos de diferentes maneiras. Saiba quais chás ajudam!

cha-camomila-calmante
Foto: Shutterstock

Os chás são um ótimo complemento na hora de combater algum mal, desempenhando papel essencial na prevenção a doenças e seus sintomas. E no caso da ansiedade, isso não é diferente. O chá de camomila, por exemplo, é muito conhecido e utilizado para amenizar e prevenir a insônia. Veja algumas receitas que são ótimas contra esse problema!

 

cha-camomila-calmante-ansiedade

Foto: Shutterstock

Camomila

A planta é muito conhecida pelo seu aroma característico e agradável. Seu chá é utilizado para combater insônia, ansiedade, estresse e irritabilidade. Ele também alivia os sintomas da depressão. Se consumida à noite, antes de dormir, ela proporciona um sono tranquilo. Possui efeito anti-inflamatório e antisséptico.

Receita

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água
  • 1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila

Modo de preparo
Em uma panela, ferva a água e a camomila. Após atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e espere esfriar. Coe e beba durante o dia.

 

passiflora-maracuja-

Foto: iStock Images/Getty Images

 

Passiflora

É a planta que dá origem ao maracujá. Seu fruto é muito conhecido por ser rico em vitamina C e também por possuir efeito calmante. Segundo a nutricionista Danielle Osório, o chá feito das flores da planta é muito eficaz no combate à ansiedade. Ela é rica em flavonóides, que assim como o chocolate, é ótimo para acalmar.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de passiflora seca
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo
Ferva as folhas da passiflora junto com a água. Quando ela alcançar fervura, desligue o fogo. Tampe e deixe a solução abafada durante 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras (400ml a 600ml) ao dia.

erva-cidreira-cha

Foto: Stela Handa/Colaboradora

 

Erva-cidreira

É uma planta que tem um aroma característico e bastante parecido com o do capim-limão. Porém, a aparência das duas espécies é bem distinta. A erva-cidreira, também conhecida como melissa, possui folhas ovaladas e com algumas serrilhas, semelhante à folha de hortelã. Já o capim-limão possui ramos compridos e estreitos.

Ingredientes:

  • 1 xícara (200ml) de água
  • 1 colher (sopa) de erva-cidreira picada

Modo de preparo
Ferva a água e, após levantar fervura, adicione a erva. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos, coe e beba. Se preferir, adoce com mel.

 

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

Consultoria: Danielle Osório, nutricionista; José Bassit, fitoterapeuta; Maria Cristina de Stefano, psiquiatra; Semadar Marques, analista em inteligência emocional, escritora e palestrante; Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta.

 

LEIA TAMBÉM: