Chá verde: solução eficaz para conquistar o corpo dos seus sonhos!

O chá verde é a solução mais eficaz para você conquistar sem demora o corpo dos seus sonhos e, de quebra, garantir um organismo mais equilibrado

xícara com chá verde
Foto: iStock.com/Getty Images

Há mais de 4 mil anos, os chineses descobriram que o chá feito a partir da planta Camellia sinensis resultava em uma bebida saudável e saborosa. O tempo passou e a medicina se encarregou de provar que essa erva também pode ser uma arma poderosa contra o excesso de peso. Nascia, assim, o chá verde, que cada vez mais ajuda mulheres famosas e anônimas ao redor do mundo a fazerem as pazes com a balança.

xícara com chá verde

Foto: iStock.com/Getty Images

4 em 1: benefícios do chá verde

O motivo de tanto sucesso se deve ao fato do chá verde aliar, numa mesma fórmula, nada menos do que quatro propriedades a favor da beleza: ele é termogênico, diurético, digestivo e antioxidante. Em outras palavras, a bebida é responsável por acelerar o metabolismo e facilitar a eliminação das gordurinhas pela corrente sanguínea, impedindo que essas se instalem na forma de pneus. Num segundo momento, o chá ativa o funcionamento dos rins e joga para escanteio aqueles líquidos retidos que provocam o inchaço da barriguinha. De brinde, ele ainda regula o processo digestivo e minimiza a vontade louca de comer carboidratos. E, para completar, o chá verde combate o envelhecimento precoce.

Contra o câncer

A ação antigordura do chá verde não se limita à parte estética. As mesmas propriedades que ajudam na excreção da gordura consumida em excesso também fazem com que o nosso coração bata mais forte e saudável. Isso porque elas bloqueiam o acú- mulo de gordura nas artérias do coração, diminuem as taxas do mau colesterol e previnem, com isso, enfartes e outros problemas cardíacos. A Camellia sinensis ainda possui substâncias chamadas bioflavonóides que combatem os radicais livres, que causam envelhecimento precoce. Esses mesmos bioflavonóides também impedem que as células se multipliquem de forma desregulada, prevenindo, assim, o câncer. Além desses fatores positivos, o chá verde também é altamente nutritivo. Numa única xícara da bebida é possível encontrar quantidades significativas de vitaminas B, C e K e minerais, como manganês e potássio.

De gole em gole

Para aproveitar todo o poder do chá verde, os especialistas recomendam o consumo de 4 a 6 xícaras diárias da bebida. Apenas evite tomar o chá como acompanhamento das refeições, uma vez que ele pode atrapalhar na absorção de alguns nutrientes. Sendo assim, prefira ingeri-lo antes ou depois de se alimentar. Como o chá verde é rico em cafeína, ele acaba sendo altamente estimulante. Para evitar crises de insônia, faça uso da bebida no máximo até as 17h. Devido ainda a essa grande quantidade de cafeína, evite consumir mais de 1,5 litro ao dia.

Preto no branco

Você sabe o que os chás verde, branco e preto têm em comum? É fácil: todas as bebidas são originadas a partir da planta Camellia sinensis. A diferença, porém, está no modo de preparo dessas três bebidas, que influencia na sua capacidade emagrecedora. O chá verde passa por uma secagem logo após a colheita, que mantém as suas propriedades benéficas intactas. O mesmo não ocorre com o chá preto, que é submetido a um processo de fermentação. Por fim, o chá branco é considerado o mais nobre entre as três bebidas porque é preparado com botões ainda fechados da erva.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista | Fonte: livro O mundo mudou. A comida também, autor Dr. Maximo Asinel

LEIA TAMBÉM

li, GGS