Chá verde: 8 perguntas e respostas sobre a bebida

Se você ainda tem dúvida sobre os benefícios do chá verde, desvendamos todos os mistérios com ajuda de especialistas na erva. Confira!

Chá verde na xícara com pires
Foto: Shutterstock Images

Com grande poder desentoxicante, o chá verde é um dos queridinhos do momento de quem faz dietas. Veja 8 perguntas e respostas sobre a erva!

1. Para emagrecer, quantas xícaras do chá verde devo beber durante o dia?

O ideal é tomar 5 xícaras (200ml) do chá verde distribuídas entre as refeições. Porém, sua ação desintoxicante e o alto teor de cafeína da sua composição limitam a quantidade consumida para, no máximo, 1 litro e 1/2 por dia. Não beba mais do que isso!

2. Posso substituir a erva a granel pelo chá de saquinho?

Poder até pode, só que a erva a granel é mais indicada porque é feita apenas com as folhas do chá verde, que contêm os seus efeitos medicinais. Já os chás de saquinho são preparados com outras partes não tão nobres da planta, como os talos. O resultado é um efeito emagrecedor menos potente.

Chá verde na xícara com pires

Foto: Shutterstock.com

3. Qual a temperatura ideal para o consumo da bebida?

Não é aconselhável ferver a erva, já que a alta temperatura destrói as suas propriedades terapêuticas. Opte por tomar o chá morno, que contribui para uma boa digestão, ou, então, gelado (nos dias mais quentes).

4. Posso adoçar o chá verde?

Açúcar refinado e adoçantes químicos são proibidos. Você pode driblar o gostinho amargo da bebida com uma pequena quantidade de açúcar mascavo, mel ou estévia. Mas lembre-se: se a intenção é reduzir medidas, adoçar o chá significará mais calorias na sua dieta.

5. Posso fazer uma única quantidade do chá para tomar durante o dia?

Tenha em mente que quanto mais recente for o preparo, mais eficiente será o poder da bebida. Se o objetivo é deixá-lo pronto para driblar a correria do dia-adia, opte pelas garrafas térmicas. Elas armazenam a bebida com as suas propriedades intactas por até 24 horas. Já se o chá verde for conservado em uma jarra de vidro ou cerâmica, na geladeira, ele poderá ser ingerido em até 48 horas.

6. Existem contra-indicações para o uso do planta?

Sim. “Mulheres em período de amamentação, pessoas que sofrem de nefrites, hipertensão, glaucoma ou que fazem uso de medicamentos psiquiátricos não devem tomar o chá verde”, orienta Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta.

Chá verde em xícara e pires

Foto: Shutterstock.com

7. Só o chá verde é suficiente para eu conseguir emagrecer?

Não. O uso do chá deve ser aliado a uma alimentação saudável, ou seja, que tenha menos gordura, açúcar e produtos industrializados.

8. Como posso melhorar minha saúde consumindo o chá verde?

Além de combater o envelhecimento e emagrecer, o chá verde alivia o estresse, previne problemas cardíacos (pois combate o colesterol e inibe o acúmulo de gorduras), e pode prevenir os mais diversos tipos de câncer (já que contém bioflavonóides e catequinas, substâncias que impedem alterações celulares).

LEIA TAMBÉM