Chá verde: 5 bons motivos para inclui-lo já na sua rotina!

O chá verde possui inúmeros benefícios para a saúde, que vão desde o cérebro até a aparência externa. Quer mais motivos para consumir? Listamos 5!

Ch· verde, folhas
Foto Shutterstock.com

O chá verde possui inúmeros benefícios para a saúde: contém vitamina A, que ajuda a aumentar as taxas do bom colesterol; B1, que facilita a digestão e dá energia; B2, com a função de proteger o cérebro, a pele e a visão; e K, que auxilia na coagulação e circulação do sangue. Outro componente essencial é o ácido fólico, que aumenta a resistência do organismo contra doenças e infecções; o manganês, que protege o aparelho reprodutor do homem e da mulher, o sistema nervoso e os ossos; e o potássio, que reduz o risco de acidentes vasculares e evita o cálculo renal. Quer mais motivos?

Ch· verde, folhas

FOTO: Shutterstock

1 – É amigo da beleza

O chá verde é cada vez mais usado por indústrias de cosméticos, auxiliando no tratamento da celulitecombatendo a gordura localizada. Além disso, possui propriedades adstringentes e anti-sépticas, que são ideais para acabar com a oleosidade da pele.

2 – Desintoxica o organismo

Por ser diurético e laxante, ele diminui a retenção de líquidos, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas, desinchando o corpo.

3 – Ajuda a emagrecer

O chá verde acelera o metabolismo, pois contém as substâncias xantina e cafeína. Elas agem no sistema nervoso central, aumentando a temperatura do corpo, queimando gordura e diminuindo a retenção de líquidos do corpo, que causam inchaços e aumentam o peso.

LEIA TAMBÉM

4 – Bom para a memória

Uma pesquisa publicada na American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o consumo diário de chá verde ajuda a preservar a memória de idosos. Cerca de 65% das 2,5 mil pessoas com idade acima de 55 anos, que bebiam duas xícaras de chá por dia, mantiveram os mesmos resultados dos testes cognitivos que foram iniciados há dois anos.

5 – Fornece energia

O chá verde contém grande quantidade de cafeína, um estimulante natural. Ela acaba com o desânimo, aumentando a disposição física para as atividades do dia a dia. Ela age também no sistema nervoso central, deixando-o mais ativo.

Atenção: contraindicações

O chá verde é contra-indicado para diabéticos, hipertensos, crianças e mulheres grávidas.