Um chá para cada idade: saiba como as ervas podem te ajudar!

As plantas e os chás podem ajudar a resolver os principais problemas que você enfrenta em cada fase da vida e idade. Confira!

Mulher tomando chá de olhos fechados
Foto: iStock/Getty Images

Um chá para cada idade

20 anos

Nesta idade, as mudanças na alimentação e nos hábitos diários se tornam mais fáceis, pois as pessoas estão dispostas a tentar diferentes alternativas para manter o corpo em forma. Além disso, é o momento certo para encarar atividades físicas e preparar os músculos para agir contra o envelhecimento.

Para emagrecer: chá verde e chá de hibisco.
Contra cólicas menstruais: chá de camomila, de hortelã e de erva-de-são-joão.
Mais vitalidade: chá-mate ou chá preto.

Mulher nova segurando xícara branca

Foto: Shutterstock.com

30 anos

Aqui, a mulher já sente os efeitos de alterações metabólicas, por isso é essencial manter uma alimentação leve e saudável, respeitando o intervalo de 3 horas entre elas para que o organismo se mantenha saudável e a balança com os ponteiros no lugar certo. Algumas ervas têm ações específicas para ajudá-la a fazer bonito diante do espelho.
Rejuvenescimento da pele: chá verde.
Menos estresse: chá de melissa.
Contra inchaço, celulite e flacidez: chá de cavalinha.
Perca de peso: chá de hibisco.
Melhor digestão: chá de erva-doce

40 anos

A partir desta faixa etária, as alterações hormonais ficam intensas, fazendo com que algumas mulheres já comecem a sentir os desconfortos da menopausa. Sem contar que o metabolismo pisa no freio, ou seja, o corpo tem mais dificuldade de queimar as calorias ingeridas, e ocorre uma perda significativa de colágeno.

Menos varizes e estrias: chá de cavalinha.
Queima de gordura abdominal: chá de carqueja.
Emagrecimento garantido: chá verde e chá de cavalinha.
Sem inchaço: chá de ervadoce.

Mulher tomando chá de olhos fechados

Foto: iStock.com/Getty Images

50 anos

Com o amadurecimento da mulher, acontece uma drástica perda muscular, aumentando a concentração de gordurinhas no corpo. Nesta idade, é preciso cuidar também da circulação sanguínea e amenizar os sintomas da menopausa.
Favorecer a circulação: chá de centelha-asiática.
Contra retenção hídrica: chá de erva-doce e cavalinha.
Combater doenças cardiovasculares, colesterol e excesso de peso: chá verde.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Raquel Maranhão, nutricionista da Clínica BeSlim, do Rio de Janeiro (RJ), (21) 3550.5050, www.beslimbrasil.com.br; Karolinne Hartung, da FR Nutri, de Campinas (SP); Gabriela Maia, nutricionista da Clínica Patrícia Davidson Haia, do Rio de Janeiro (RJ)

LEIA TAMBÉM