Chá de hibisco: conheça suas propriedades e indicações

O chá de hibisco ganhou fama por auxiliar no processo de emagrecimento, mas tem muitos outros benefícios. Conheça as propriedades e indicações da planta.

Xícara de chá de hibisco, folhas de chá de hibisco
Foto iStock.com/Getty Images

O hibisco ganhou fama por auxiliar no processo de emagrecimento, entretanto, as propriedades presentes na planta são inúmeras: “devido a presença de flavonoides, que combatem os radicais livres, possui ação antioxidante, além de conter cálcio, magnésio, fósforo e potássio, essenciais para a saúde dos ossos, contração muscular e produção de energia”, aponta a nutricionista Regina Moraes Teixeira.

Xícara de chá de hibisco, folhas de chá de hibisco

Foto iStock.com/Getty Images

Mais saúde

Um dos flavonoides presente na planta é a antocianina, que além de ser antioxidante, é anti-inflamatório. A bebida feita a partir do hibisco é diurética, combate a inflamação celular, controla o colesterol, auxilia a digestão, impede que parte dos carboidratos e gorduras sejam absorvidos pelo intestino, melhora a circulação do sangue e é fonte de vitaminas A, B, C e cálcio. “O chá ainda possui boas quantidades de ferro, que previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço; vitamina A, necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea; e vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, dos olhos e até envelhecimento da pele”, destaca a nutricionista Márcia Loureiro.

Não exagere!

O chá de hibisco traz vários benefícios à saúde, mas isso não significa que o líquido pode ser consumido em quantidades excessivas. Regina indica tomar 3 xícaras por dia. “Como o chá ajuda no emagrecimento, as pessoas podem exagerar na dose, mas o excesso pode causar problemas. O líquido pode não ser totalmente eliminado pelo fígado, intoxicando o organismo. E também, por ser diurético, pode eliminar alguns eletrólitos, como sódio e potássio e causar alterações na pressão arterial e contração muscular”, alerta a profissional.

Saiba mais:

Liberados e proibidos: o que comer (e não comer) em uma dieta detox

Qual o chá ideal para cada idade?

4 poderes dos chás que você não sabia!

Preparo certo

Xícara de chá de hibisco, folhas de chá de hibisco

Foto iStock.com/Getty Images

Assim como outras ervas, o hibisco possui várias versões: cápsulas, saquinhos e folhas secas, mas de acordo com Regina, a mais indicada é a infusão de folhas secas da flor. “Em saquinhos, a biodisponibilidade será menor, assim os efeitos são reduzidos”, aponta. Então, veja qual é o modo de preparo correto do chá:

Ingredientes:
1 litro de água
2 colheres (sopa) de flores secas de hibisco
Modo de preparo
Aqueça a água até levantar fervura. Quando as primeiras bolhas aparecerem, adicione as pétalas. Desligue o fogo, tampe e deixe de 8 a 10 minutos. Coe e coloque em um recipiente de vidro. Tome o durante o dia. Ele pode ser servido gelado.

contraindicações hibisco

Imagem Editora Alto Astral

Consultoria Regina Moraes Teixeira, nutricionista funcional, especialista em reeducação alimentar, fitoterapia em nutrição e nutrição gestacional; Márcia Loureiro, nutricionista